edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO leva a colégio de Palmas palestras sobre o combate à violência contra a mulher

Publicado em 30/09/2019 16:06
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso durante palestra - Foto: Divulgação




Atividade faz parte do projeto “13 anos da Lei Maria da Penha: com a violência não se brinca”, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve no Colégio Interação Vozes Ativas, em Palmas, para promover duas palestras acerca do combate à violência contra a mulher, temática esta que integra o projeto “13 anos da Lei Maria da Penha: com a violência não se brinca”, desenvolvido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). A atividade aconteceu na última sexta-feira, 27, contemplando alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da unidade de ensino particular, ficando a cargo da defensora pública coordenadora do Nudem, Franciana Di Fátima Cardoso, ministrar os conteúdos.

Ao todo, cerca de 80 alunos, entre 13 e 14 anos, participaram das apresentações, público este que, segundo Franciana Di Fátima, é essencial para construção de um futuro mais justo para todos, isto a partir da sensibilização para o enfrentamento das violências em prol da mudança da postura cultural vigente.

“A importância de tratar deste tema com crianças e adolescentes decorre da necessidade de desconstruirmos a cultura do patriarcado, promovendo a igualdade de gênero, o respeito e, sobretudo, entender a mulher enquanto sujeito de direitos, resguardando sua integridade física e psicológica. Assim, esperamos que estas meninas e estes meninos possam contribuir para um País menos violento, que respeite mais as mulheres, que converse sobre gêneros com maior facilidade e que propague, cada dia mais, o respeito como um valor essencial e a cultura da paz; extinguindo, de uma vez por todas, a questão do machismo”, enfatizou a coordenadora do Nudem.

Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Interação Vozes Ativas, Arlane Rodrigues Florentino, explicou a temática de discussão proposta pela Defensoria Pública, por meio do Nudem, que vai ao encontro à disciplina Laboratório Inteligência de Vida (LIV). A matéria integra a grade curricular da unidade de ensino e enfoca a dignidade da pessoa humana, sempre objetivando conscientizar os alunos de que todas as pessoas merecem respeito.

“Quando a Defensoria nos trouxe esta palestra sobre a violência contra a mulher e os 13 anos da Lei Maria da Penha nós ficamos lisonjeados, pois ela vai ao encontro do que o Colégio prega em sua própria filosofia. Nós fomentamos a cultura da paz; inclusive, temos disciplinas para trabalhar justamente isto, como a LIV e a Direitos Humanos, onde cultivamos o amor, a paz, o respeito e a dignidade de todas as pessoas, independente de sexo, etnia, raça e padrão social. É necessário trabalhar para que a sociedade, daqui para frente, enxergue que temos que fazer diferente. Nós devemos plantar uma sementinha nos nossos alunos para que elas germinem mais adiante, fazendo com que estes futuros cidadãos sejam contaminados de respeito, amor e paz, que é o que precisamos”, idealizou a educadora.

Coleta de brinquedos

Durante as atividades, o Nudem realizou mais uma edição da campanha que está promovendo para coletar brinquedos que vão estruturar as brinquedotecas nos locais de atendimento da rede de defesa e promoção da mulher, “uma campanha que incentiva a solidariedade e o desapego”, conforme ressaltou a defensora pública Franciana Di Fátima.



keyboard_arrow_up