edit Editar esse Conteúdo

Defensoria requer a implantação de leitos clínicos e de UTI covid-19 no Hospital Regional de Gurupi

Publicado em 07/12/2022 15:43
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Conforme o Nuamac Gurupi e o Nusa, trata-se de um meio de enfrentamento à crescente onda de casos positivos de covid-19 na região de Gurupi - Foto: Aldenes Lima/Governo do Tocantins - Divulgação - Arquivo

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apresentou Manifestação em Ação Civil Pública (ACP) para garantir imediata implantação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 e cinco leitos clínicos covid-19 no Hospital Regional de Gurupi (HRG) para atendimento da rede pública do Tocantins. A Manifestação é uma iniciativa do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi e do Núcleo de Defesa da Saúde (Nusa).

Conforme o Nuamac Gurupi e o Nusa, trata-se de um meio de enfrentamento à crescente onda de casos positivos de covid-19 na região de Gurupi e de se evitar gastos com remoções de pacientes para outras localidades o que compromete ainda mais o estado de saúde dos enfermos em razão do longo percurso.

Segundo o Expediente, no município de Gurupi, entre o período de 26 de novembro a 02 de dezembro último foram registrados 181 casos positivos para covid-19. “Um aumento expressivo considerando que em 11 de novembro havia sido detectado apenas um caso positivo de covid-19, sendo o último caso registrado em 7 de setembro”, aponta o documento.

A Manifestação foi proposta nessa terça-feira, 06, na 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Gurupi.


keyboard_arrow_up