edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública participa de mesa redonda sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha

Publicado em 09/08/2022 16:36
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Vanda Sueli falou sobre o atendimento da Defensoria Pública às mulheres vítimas de violência doméstica - Foto: Loise Maria/ Comunicação DPE-TO

A defensora pública da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) Vanda Sueli Machado de Souza Nunes, participou nesta terça-feira, 9, da mesa redonda “16 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios”, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas.

Em sua fala, Vanda Sueli falou sobre a atuação da Defensoria Pública no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Um dos pontos abordados pela Defensora Pública é a importância da escuta ativa. “A forma como se acolhe essa mulher, saber ouvir, sem julgamentos, é o ponto crucial no atendimento; tentando socorrê-la nessa demanda tão difícil. Muitas vezes essa mulher  vai no atendimento apenas para ser ouvida”, apontou

Segundo a Defensora Pública, quando uma mulher procura uma delegacia para fazer uma denúncia, na maioria das vezes não é a primeira vez que ela é vítima de algum tipo de violência. “Pode ser que seja a primeira vez que ela esteja pedindo ajuda”.

A mesa redonda contou com a participação do promotor de justiça da área do combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Konrad Cesar Resende Wimmer; a juíza de direito Aline Marinho Bailão Iglesias; a comandante da Patrulha Maria da Penha da Capital, capitã Flávia Roberta Pereira de Oliveira; a advogada e presidenta da Comissão de Violência de Gênero do Instituto Brasileiro de Direito da Família no Tocantins Stella Bueno; e a delegada da Polícia Civil Fernanda de Siqueira Correia.


keyboard_arrow_up