edit Editar esse Conteúdo

Itinerante da Defensoria Pública na região do Jalapão é destaque nacional

Publicado em 18/05/2022 16:54
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Sem ponte, moradores usam balsa para atravessar rio - Foto: Reprodução do Programa/Divulgação


O “Profissão Repórter”, da TV Globo, mostrou no programa dessa terça-feira, 17, a atuação dos defensores públicos na defesa das pessoas hipossuficientes.  Entre eles, o trabalho de membros e servidores(as) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) durante ação do “Defensoria Itinerante” e “Defensoria Quilombola” em nove comunidades quilombolas da região do Jalapão no mês de abril último.

O programa mostrou as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região, como estradas precárias, falta de pontes e energia elétrica e como a Defensoria Pública atua atendendo as demandas individuais e coletivas dos assistidos(as) da Instituição. “O que a gente percebe, principalmente aqui nas comunidades mais isoladas, o tanto que o descaso com as políticas públicas reflete de forma negativa na vida dessas pessoas”, comentou na reportagem o coordenador do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e de Combate ao Racismo (Nucora) da DPE-TO, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, que atuou no itinerante.

Sobre a construção da ponte que liga as cidades de Mateiros a São Félix, onde hoje os moradores da região atravessam por balsa, Arthur Pádua explicou que a Defensoria Pública entrou com uma Ação Civil Pública há mais de cinco anos. “O projeto está pronto, a licitação está feita só que até hoje não construiu a ponte e a comunidade continua sofrendo, porque não houve o pagamento de uma emenda parlamentar impositiva que foi colocada para essa obra (...). Seria um ganho tanto para a comunidade quanto para a questão turística a construção dessa ponte”, declarou o Defensor Público.

Estado

À reportagem, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse que “tem uma linha de crédito, oriunda do Congresso Nacional, de autoria da senadora Kátia Abreu, nós vamos liberar a liberação esses recursos para fazer essa ponte imediatamente”. Segundo Wanderlei Barbosa, o Governo fará todo o possível para finalizar a obra ainda neste ano.

Para assistir ao programa na íntegra, clique aqui.

keyboard_arrow_up