edit Editar esse Conteúdo

Nuamac Dianópolis discute saúde pública e parcerias sociais com gestão municipal

Publicado em 27/01/2021 09:53
Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO
Integrantes da DPE e da Prefeitura que participaram da reunião - Foto: DPE Dianópolis/Divulgação

O Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Dianópolis, sudeste do Estado, realizou reunião com representantes da Prefeitura, no último dia 20, para discutir parcerias sociais e questões de saúde pública local.

O diretor da Regional de Dianópolis, defensor público José Raphael Silvério, que na ocasião da reunião coordenava o Nuamac, colocou em pauta a fiscalização dos logradores públicos diante do período pandêmico, vez que o número de casos da doença no município vem aumentando. Segundo o 317º Boletim Epidemiológico da covid-19 no Tocantins desta quarta-feira, 27, a cidade acumula 640 casos confirmados de covid-19 e nove mortes.

Na ocasião, o secretário Municipal de Cultura, Meio Ambiente e Turismos, Magno Romão Moura, afirmou que foi solicitada ajuda do comando da Polícia Militar para maior fiscalização. Na oportunidade, o secretário pontuou questões relativas aos planos de desenvolvimento do turismo e cultura no município, como orientação quanto às medidas para a regularização de um balneário local, que se encontra interditado.

Festival Cultural

O defensor público José Raphael também tratou de parcerias para o planejamento do “II Festival Cultural Estudantil das Escolas Públicas de Dianópolis”, a ser realizado em momento oportuno de saúde pública. O evento é idealizado pela Defensoria e teve a primeira edição em novembro de 2019.

Sobre o projeto, o secretário Magno Moura ressaltou a importância da parceria. "Esses projetos contribuem para mostrar a importância da cultura em nosso município, servindo como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossa cidade poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável”, destacou Magno Moura, que reforçou o interesse da Secretaria em contribuir com o projeto da Instituição.

Segundo o Diretor da Regional, essas ações refletem no exercício da cidadania das crianças e adolescentes alcançadas pelo projeto. "Seja de forma direta ou indireta, o avanço no conhecimento dos próprios direitos enseja transformação social, e quando convertidos em arte, certamente são consolidados no íntimo de cada um deles. O projeto vai ao encontro dos conceitos mais valiosos desta Instituição", disse.

keyboard_arrow_up