edit Editar esse Conteúdo

Defensoria prestigia solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Tocantins

Publicado em 15/12/2020 10:44
Autor(a): Marcus Mesquita/ Comunicação DPE-TO
Defensoria prestigia solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Tocantins - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou, na segunda-feira, 14, a sessão solene de posse do promotor de Justiça Luciano Cesar Casaroti no cargo de procurador-geral de Justiça no Tocantins para o biênio 2020/2022. A solenidade ocorreu de forma presencial no auditório do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, mas apenas com cinco pessoas integrando o dispositivo de honra, sendo ela também transmitida pelo canal da Instituição no Youtube, no qual diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo formaram uma mesa de honra virtual.

Presencialmente, participaram apenas o agora procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; a até então procuradora-geral de Justiça, que fez a passagem do cargo, Maria Cotinha Bezerra; a secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira; o procurador de Justiça João Rodrigues Filho; e o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato.

Durante o discurso de posse, Luciano Casaroti falou sobre parte do que objetiva neste biênio enquanto gestor do MPTO. “Temos muito a fazer nestes dois anos de gestão. Nossa meta é tornar o Ministério Público mais proativo, em permanente interlocução com os Poderes, com a sociedade civil organizada e com as demais instituições. Almejamos dar retorno positivo à sociedade com trabalho célere e de resultados no cumprimento de nossos mandamentos constitucionais, em especial no combate à macrocriminalidade e na defesa dos interesses difusos e coletivos”, destacou o Procurador-Geral de Justiça.


Defensoria na solenidade

Representando a DPE-TO na posse, compuseram a mesa de honra virtual o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, a defensora pública-geral no Estado eleita para o biênio 2021/2023, Estellamaris Postal, e o defensor público presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Guilherme Vilela Ivo Dias.

Para Fábio Monteiro, o momento é de reconhecimento à gestão anterior e de manifestação de apoio à que agora se inicia. “É bastante simbólico que esta passagem de gestão ocorra justamente no Dia do Ministério Público e que envolva um promotor de Justiça assumindo a chefia da Instituição. De certo, a gestão anterior, iniciada com o procurador José Omar [de Almeida Júnior], que se aposentou, e conduzida até o final pela procuradora Maria Cotinha, realizou um excelente trabalho. Agora, desejamos o mesmo sucesso ao procurador-geral de Justiça Luciano Casaroti, com quem estaremos em constante diálogo, afinal, a Defensoria Pública e o Ministério Público são instituições parceiras que, pela natureza que possuem, devem andar sempre de mãos dadas”, enfatizou o Defensor Público-Geral.

keyboard_arrow_up