edit Editar esse Conteúdo

Defensoria participa, em Palmas, de solenidade de encerramento do projeto Justiça Cidadã

Publicado em 27/11/2020 16:29
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Superintendente de defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensor público Murilo da Costa Machado - Foto: Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO




A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou, nesta sexta-feira, 27, a solenidade de encerramento do projeto Justiça Cidadã realizada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no Salão do Júri do Fórum de Palmas. Na ocasião, a Instituição foi representada pelo superintendente de defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensor público Murilo da Costa Machado. Participaram do evento o presidente do TJTO e governador em exercício, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a diretora do Foro da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, além de outras autoridades civis, militares e do sistema de Justiça.

Conforme dados apresentados pelo TJTO durante a atividade, o Justiça Cidadã promoveu, entre maio de 2019 e novembro de 2020, mais de 7 mil atendimentos após passar por todas as 42 comarcas do Estado.

Estes atendimentos, ainda segundo o Tribunal, se deram por meio de mutirões judiciais, mutirões de conciliação, atendimentos jurídicos, palestras, rodas de conversas, atendimentos nas áreas da saúde, palestras nas escolas, premiações de concursos de redação, casamentos comunitários, dentre outras iniciativas.

Conforme verbalizou Murilo Machado durante o momento de fala na solenidade, a DPE-TO esteve presente em todos os eventos do Justiça Cidadã que, para a Instituição, representa um importante marco na abertura de um diálogo mais aproximado entre o Judiciário e os cidadãos tocantinenses.

“Para muitos, Justiça Cidadã pode parecer um nome redundante, mas é, na verdade, um símbolo do que é o desembargador Helvécio à frente do Tribunal; uma pessoa sempre educada, acolhedora e de muito diálogo. E a justiça brasileira, ainda muito formal, vem se desenvolvendo para este tipo de comportamento que é muito importante para nós, que operamos com ela, mas, principalmente, para todos os cidadãos, que se sentem mais próximos ao poderem dialogar de maneira mais simples e direta com o Judiciário. Isto, certamente, trará maior qualidade ao serviço prestado aos tocantinenses e transbordará em resultados, sentenças e decisões muito mais próximas da realidade da nossa comunidade. Parabéns a todos os envolvidos”, reforçou o Superintendente de Defensores Públicos da DPE-TO.




keyboard_arrow_up