edit Editar esse Conteúdo

Denúncias de violência e violação de direitos humanos agora podem ser feitas pelo WhatsApp

Publicado em 26/11/2020 10:04
Autor(a): Bruna Cardoso / estagiária, sob supervisão de Gisele França / Comunicação DPE-TO
Denúncias de violência e violação de direitos humanos agora podem ser feitas pelo WhatsApp - Foto: Autor não informado



 

O Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) também recebe denúncias de violência e violação dos direitos humanos através do WhatsApp.




Os casos de violência contra a mulher e violações de direitos humanos recentemente ganharam um novo canal de canal de comunicação. Agora as denúncias também poderão ser feitas via WhatsApp. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que possui ainda outros canais como o Disque 100, Ligue 180, o site da Ouvidoria do MMFDH e o Telegram. Todas as plataformas podem ser acionadas por qualquer pessoa, com acesso nacional, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

Para realizar a denúncia através do aplicativo de mensagens é necessário enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008. A informação enviada será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Defensoria Pública

Os meios digitais têm sido grandes aliados nas denúncias de violência neste período de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus. O Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é outro canal importante e também tem disponível um número de WhatsApp para atendimento. “Cabe ao NDDH receber essas denúncias de violência e violação dos direitos humanos, acolher as vítimas, notificar às autoridades competentes sobre o caso a fim de apurar os abusos denunciados, além de monitorar e avaliar as questões relativas aos direitos humanos no âmbito da Defensoria Pública”, explica a coordenadora do Núcleo, defensora pública Carina Queiroz.

O telefone para entrar em contato com diretamente com o NDDH através do WhatsApp é o 3218-6953.



keyboard_arrow_up