edit Editar esse Conteúdo

Atuação da Defensoria em defesa da saúde é pauta em diálogo com defensores do Mato Grosso do Sul

Publicado em 28/05/2020 16:37
Autor(a): Gisele França e Cinthia Abreu/Comunicação DPE-TO
Defensor Público Arthur Luiz Pádua Marques participou de videoconferência - Foto: Reprodução / sistema de videoconferência da DPE-MS



A atuação coletiva da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) no enfrentamento de questões na área da saúde foi o foco de uma reunião online nesta quarta-feira, 27. A teleconferência, que conduzida pela Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, contou com a participação do coordenador do Núcleo Especializado em Saúde (Nusa) da DPE-TO, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques.

Durante a videoconferência, o Defensor Público apresentou a atuação da Defensoria Pública no Tocantins durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), que foca um trabalho de forma preventiva. “Nós pedimos recomendações e entramos com ações judiciais antes para tentar estruturar o sistema de saúde para o enfrentamento da pandemia, a fim de se evitar judicializações individualizadas, porque o covid-19 não espera. Se o paciente precisar de uma UTI, não vai dar tempo de ele entrar com ação individual, então, trabalhamos muito na questão da prevenção, tentando fazer com que as ações fossem implementadas para que possamos evitar um colapso do sistema de saúde”, apontou o coordenador do Nusa.

Na ocasião, o Defensor Público explicou como é a estrutura de atendimento da DPE-TO, que possui uma Central de Atendimento à Saúde (CAS) para atendimentos individuais e o Nusa, que atua no campo coletivo, mas os dois atuando de forma conjunta. “Repetiu a demanda, a gente já instaura demanda coletiva”, completou, apresentando ainda aos participantes o boletim informativo do Nusa, que apresenta as principais ações desenvolvidas e atualizadas.

O coordenador do Núcleo também falou sobre o atendimento remoto neste período de pandemia por conta do novo coronavírus, que tem funcionado muito bem por meio de atendimento virtual, e lembrou que a Instituição trabalha sempre buscando o diálogo. “Diálogo o todo tempo. É o caminho mais eficaz para atender nossos assistidos.”

A atuação do Tocantins, conforme o defensor público-geral do Mato Grosso do Sul, Fábio Rogério Rombi da Silva, é hoje uma referência. “Um trabalho firme, um defensor público muito combativo. Parabéns! Isso representa o espírito da Defensoria Pública”, elogiou.

A reunião foi coordenada pelo coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde, às Pessoas com Deficiência e aos Idosos (NASPI), defensor público Hiram Nascimento Cabrita Santana e contou com a participação de vários defensores públicos do estado.



keyboard_arrow_up