edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO leva palestra sobre prevenção às drogas a estudantes da região Sul da Capital

Publicado em 11/03/2020 17:05
Autor(a): Cinthia Abreu
DPE-TO leva palestra sobre prevenção às drogas a estudantes da região Sul da Capital - Foto: Loise Maria

A adolescência é a faixa etária de maior vulnerabilidade para a experimentação e o uso abusivo de álcool e drogas, e os motivos que levam ao aumento do uso dessas substâncias são diversos. Os fatores que podem estar relacionados a essa fase da vida e as principais formas de prevenção foram assuntos de debate em mais uma edição do projeto “Defensoria nas Escolas”, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) nesta quarta-feira, 11. Na ocasião, cerca de 120 alunos da Escola Municipal Jorge Amado foram beneficiados com palestra ofertada pelo psicólogo Ronan Dorneles de Souza, gerente de Prevenção Contra as Drogas, da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju).

Os estudantes de diferentes turmas do 8º ano da unidade escolar, com idade média de 14 anos, assistiram atentamente à dinâmica palestra oferecida pelo psicólogo, que envolveu uma série de atividades de interação com os alunos. Ele lembrou sobre a importância das relações saudáveis no ciclo familiar e de amizade, e apontou que a adolescência é uma etapa na qual o jovem está em processo de formação de sua personalidade e de sua capacidade de lidar com fatores como estresse, relacionamento com a família e autoestima. Ainda confirme o psicólogo, “o álcool e outras substâncias podem fazer com que o jovem perca a capacidade de desenvolver habilidades para lidar com essas questões no dia a dia”, explicou o palestrante.

Ronan Dorneles acrescentou ainda sobre o direito ao nome e sobrenome, à família, o direito à afetividade, o bullying na escola e com amigos e o respeito à Constituição, dentre outros apontamentos. “Cidadania é o exercício dos direitos e deveres de cada um de nós”, acrescentou.


Escola

O diretor da Escola Municipal Jorge Amado, Raimundo dos Santos Bezerra, agradeceu a iniciativa em levar o projeto da Defensoria Pública à unidade escolar e considerou que é imprescindível que os alunos conheçam seus direitos, bem como seus deveres. “A maioria desses adolescentes reside em zona de risco aqui a região Sul de Palmas. Então, essas atividades são muito importantes como ação preventiva, tomada de consciência e redução de danos em relação às drogas. O projeto da Defensoria Pública é muito bem-vindo e contribui, sem dúvida, com a tomada de consciência dos estudantes”, declarou Raimundo.


O projeto

Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais.

O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética; direito; saúde e violência; e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, colaborando, assim, com o processo educacional dos participantes.

keyboard_arrow_up