edit Editar esse Conteúdo

Família, Divórcio e Parentalidade em pauta com estudantes de escola pública da Capital

Publicado em 18/11/2019 11:38
Autor(a): Cinthia Abreu
Família, Divórcio e Parentalidade em pauta com estudantes de escola pública da Capital - Foto: Divulgação

O projeto Defensoria nas Escolas atendeu aos estudantes da Escola Estadual Tiradentes nesta segunda-feira, 18. Cerca de 40 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram da atividade que trouxe como tema “Família, divórcio e parentalidade”. O interativo bate-papo com os adolescentes, com idade média de 16 e 17 anos, foi promovido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do projeto Defensoria Pública nas Escolas.

O psicólogo Raylon Maciel coordenou o bate-papo abordando sobre a atuação da Defensoria Pública, incluindo missão e visão. “A Defensoria Pública foi criada para atender pessoas que são hipossuficientes, que necessitam de assistência jurídica e não têm condições de arcar com advogado particular, então, nós oferecemos um advogado público”, explicou o servidor da DPE-TO.

Ele falou também sobre as configurações de família e relações parentais com apoio da assistente social Lilia Maria Carvalho Brito. Ao final da palestra, a analista jurídica Sabrina Cunha respondeu questionamentos dos estudantes sobre dúvidas de questões jurídicas.


O projeto

Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais.

O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética; direito; saúde e violência; e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, colaborando, assim, com o processo educacional dos participantes.

keyboard_arrow_up