edit Editar esse Conteúdo

Defensoria leva atendimento jurídico gratuito aos moradores de São Miguel do Tocantins

Publicado em 16/10/2019 09:54
Autor(a): Ascom/DPE-TO
Atendimento no Defensoria Itinerante em São Miguel do Tocantins - Foto: DPE Tocantinópolis/Divulgação




Sem sede própria na cidade, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Diretoria Regional de Tocantinópolis, levou para São Miguel do Tocantins, a 624 km de Palmas, o projeto “Defensoria Itinerante”. Na última sexta-feira, 11, uma equipe da Regional de Tocantinópolis prestou atendimento jurídico gratuito aos cidadãos hipossuficientes. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no setor Vila São Pedro.

Segundo o defensor público Eliel Luiz de Macedo, que atuou na Ação, o Defensoria Itinerante cumpre o objetivo da Instituição, que é o de orientação jurídica e promoção dos direitos humanos de forma integral e gratuita. “Tivemos muito trabalho, mas no final foi recompensador ver que conseguimos resolver muitos problemas dos nossos assistidos, inclusive muitos foram resolvidos de forma extrajudicial”, contou.

Conforme Eliel Macedo, o sucesso do projeto é resultado dos esforços entre membro, servidores e estagiários da regional, possibilitando um número grande de pessoas não só fosse atendido, mas ter seus problemas resolvidos em apenas um dia. “Acredito que a população também tenha ficado muito satisfeita, motivo pelo qual essa forma de trabalho deverá ser repetida oportunamente”, enfatizou.

O Projeto

A DPE-TO vem realizando desde 2009 atendimentos sócio-jurídicos itinerantes nos municípios tocantinenses mais carentes e isolados, onde não tem sede. Atualmente, a Instituição tem unidades em 42 municípios.

O projeto tem o objetivo de levar o acesso à justiça, integral e gratuito e de qualidade às pessoas que residem em locais de difícil acesso as quais, mesmo quando cientes da violação de seus direitos, não têm condições financeiras para se deslocarem a municípios que possuem Unidades da Defensoria Pública.



keyboard_arrow_up