edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública apoia ações relacionadas ao movimento Setembro Amarelo

Publicado em 10/09/2019 14:20
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Na entrada do prédio da Corregedoria, foi disponibilizado um espaço – a árvore decorativa – para a divulgação de mensagens motivacionais - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO




Mobilizações acontecem em Palmas, Guaraí e Araguaína. Na Capital, Corregedoria realizou mobilização com servidores a fim de despertar atitudes de valorização da vida.




Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçam a importância da prevenção e o papel essencial da educação nesse contexto. Nesta terça-feira, 10 de setembro, Dia D do movimento Setembro Amarelo (mês do fortalecimento de ações de prevenção ao suicídio), Núcleos Regionais da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apóiam a campanha.

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública lançou, hoje, uma ação de valorização da vida entre os servidores. A proposta é que, nos próximos 15 dias, membros, servidores, estagiários e voluntários publiquem em suas redes sociais fotos cumprindo o desafio com a hashtag #porissovivadpe.

“São atitudes simples, mas que podem transformar o dia de uma pessoa, pois é dever de todos falar abertamente sobre a prevenção ao suicídio”, disse a idealizadora dessa ação, a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira. Na entrada do prédio da Corregedoria, foi disponibilizado um espaço – a árvore decorativa – para a divulgação de mensagens motivacionais elaboradas pelos servidores da Instituição, com a temática “motivos para viver”.

Na sede da DPE-TO, em Palmas, cartazes foram afixados nos corredores, murais e balcões de atendimento com a mensagem do Setembro Amarelo e divulgação do serviço gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional por meio do telefone 188.

Interior

Em Guaraí, na região centro-norte do Estado, a 184 km da Capital, o Núcleo Regional da Defensoria participou de Caminhada de Valorização à Vida e Prevenção do Suicídio, realizada nesta terça-feira, 10. A ação reuniu membros e servidores da DPE que levaram à comunidade mensagens positivas de valorização à vida.

A iniciativa contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Diretoria Regional de Ensino, entre outros. Estiveram presentes: estudantes do Colégio da Polícia Militar, do Colégio Municipal Orquelina Torres; Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Agentes de Execução Penal.

Segundo a diretora regional da DPE-TO em Guaraí, defensora pública Luciana Oliani Braga, “a ação tem como política pública o trabalho de prevenção ao suicídio, no intuito de chamar atenção da sociedade guarainhense para a problemática”.

Em Colinas, a diretoria regional da Defensoria participou da "Caminhada pela vida" em parceria com a Prefeitura Municipal. Membros e servidores da instituição percorreram as principais ruas da cidade em apoio à ação. 

Já no Norte do Estado, em Araguaína, a 384 km de Palmas, os membros e servidores trabalharam vestidos de amarelo, em alusão à campanha. Além disso, nos corredores, há cartazes em referência ao movimento “Setembro Amarelo” e assistidos que compareceram à instituição receberam um laço na cor da campanha. Na oportunidade, servidores da equipe multidisciplinar conversaram com os assistidos sobre o assunto. A psicóloga Laura Pantoja de Oliveira Carvalho, falou sobre a importância de se estar atento aos sinais manifestados que possam indicar tendência ao suicídio e como ajudar essas pessoas.

A ação é organizada pela Diretoria Regional e será realizada todas as terças-feiras deste mês. O Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína também está mobilizado para levar às pessoas assistidas as informações de prevenção ao suicídio.

Campanha

O movimento “Setembro Amarelo”: uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com ações fortalecidas em setembro, a fim de chamar a atenção para a importância do assunto.

As ações ocorrem em vários países. Conforme o site oficial do Setembro Amarelo, no Brasil o movimento teve início em 2015 pelo CVV, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. Desde então, entidades, instituições públicas e privadas, sociedade organizada e cidadãos têm apoiado a campanha.

O Dia D das ações é realizado a cada 10 de setembro por ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.



keyboard_arrow_up