edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública de Araguaína participa do IV Prêmio Innovare

Publicado em 31/08/2007 13:19
Autor(a): Autor não informado
A Defensora Pública de Araguaína, Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, está participando do IV Prêmio Innovare com o projeto Turmas de Conciliação. No ultimo dia 15, um consultor especializado da Fundação Getúlio Vargas veio até Araguaína para entrevista e análise do projeto. O qual foi um dos escolhidos para ser avaliado para o prêmio. Caso seja aprovado, passará para a segunda fase, que é a análise por uma Comissão Julgadora. A premiação está prevista para a primeira semana de dezembro de 2007.

O Prêmio Innovare é dividido em duas fases, sendo a primeira identificação e premiação, na qual consultores especializados visitarão o local onde a prática é implementada e a segunda consiste na análise do Projeto pelos membros da Comissão Julgadora. Os critérios eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização são analisados para premiar os vencedores de cada categoria: Juiz Individual, Juizados Especiais, Tribunal, Ministério Público e Defensoria Pública. A 2ª fase começa a partir de setembro.

Fazem parte da comissão julgadora: ministro Gilmar Ferreira Mendes - Supremo Tribunal Federal; ministro  Marcio Thomaz Bastos; defensora pública do Rio Grande do Sul - Adriana Burger; pesquisadora do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais -  Maria Tereza Sadek; presidente das organizações Globo - Roberto Irineu Marinho, entre outras personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial.

Projeto “Turmas de Conciliação”

O projeto “Turmas de Conciliação” foi implantado, no mês de março deste ano, na Defensoria Pública de Araguaína. O Projeto conta com dez estagiários do Curso de Direito da Fecolinas, divididos em cinco turmas de conciliação, que realizam acordos extrajudiciais na área de alimentos e são supervisionados pela defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos Cruz. “Com o projeto valorizamos os acadêmicos proporcionado-lhes a oportunidade de estágio supervisionado e agilizamos o andamento dos processos”, ressalta a defensora Irisneide dos Santos.

IV Prêmio Innovare

O IV Prêmio Innovare: a Justiça do século XX I foi criado para identificar, premiar e divulgar práticas inovadoras do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública que estejam contribuindo para a modernização dos serviços da Justiça. O tema desta quarta edição é: Pacificação Social e Segurança Pública.

O Prêmio Innovare é uma realização conjunta da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas-FGV, da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP, da Associação Nacional dos Defensores Públicos - ANADEP e da Associação Nacional dos Juízes Federais – AJUFE, com apoio da Companhia Vale do Rio Doce.


keyboard_arrow_up