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Regional de Gurupi lança o “Zap Defensoria” na próxima segunda-feira

Publicado em 28/07/2017 11:32
Autor(a): Cinthia Abreu
Regional de Gurupi lança o “Zap Defensoria” na próxima segunda-feira - Foto: Publicidade

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins lança na próxima segunda-feira, 31, o projeto “Zap Defensoria”. Desenvolvido pela 5ª Defensoria Pública de Gurupi, a iniciativa tem como objetivo implantar a comunicação entre Defensoria e Assistido através do aplicativo whatsApp. O “Zap Defensoria” será implantado como piloto na Defensoria em Gurupi para que então seja direcionado às demais regionais.

O projeto é gerenciado pela assistente da DPE-TO em Gurupi Ilsa Vieira de Araújo e supervisionado pela defensora pública Lara Gomides. Segundo a assistente da DPE-TO, o aplicativa otimiza o tempo e o trabalho, além de aprimorar a assistência judiciária aos Assistidos. “No fluxo de várias ligações telefônicas para Assistidos percebemos que eles tinham whatsapp. Se a comunicação fosse realizada através do aplicativo, seria mais rápido, econômico e eficiente”, conta Ilsa Vieira.

A defensora pública Lara Gomides explica que a iniciativa busca a redução de gastos com ligações telefônicas para Assistidos, bem como a agilidade na prestação de informações necessárias ao andamento processual, além de assegurar Membros e Servidores frente a possível imputação da falta funcional por ter deixado de comunicar ao Assistido acerca de dado que poderia prejudicar a defesa de seus direitos. “Na demanda do dia a dia, verificamos que em boa parte dos atendimentos e processos em andamento é necessário o contato com o Assistido, a fim de esclarecer dúvidas e prestar mais informações e documentos, verificar endereços e apresentar o andamento processual”, disse a Defensora Pública.


Adesão

As notificações serão enviadas de números de telefone celulares pertencentes à Defensoria Pública do Estado do Tocantins, que serão utilizados exclusivamente para tal finalidade. A adesão ao procedimento das notificações via Whatsapp é facultativo e o Assistido poderá revogar sua adesão, desde que não haja qualquer intimação pendente no aplicativo. Os interessados em aderir à modalidade de notificação por WhatsApp deverão preencher e assinar a autorização disponibilizada fisicamente no atendimento da Defensoria e informar o número de telefone respectivo. O Assistido que não aderir ao procedimento de notificações por intermédio do aplicativo de mensagem será notificado pelos demais meios previstos em lei.

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