edit Editar esse Conteúdo

Palestrante aponta que racismo está enraizado na cultura e é preciso desmistificá-lo

Publicado em 21/05/2021 20:53
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Palestra foi ministrada pelo defensor público Freddy Solorzano - Foto: Imagem: reprodução da transmissão no canal da DPE-TO no Youtube


 

Para muitos brasileiros, o humor é uma forma de esconder o racismo. Contudo, as piadas racistas envolvem desprezo, preconceito e atacam a dignidade, a honra e incidem em desrespeito. O assunto esteve em debate na noite de quinta-feira, 20, na palestra “Racismo Recreativo: brincadeiras racistas não são brincadeiras”, como parte da programação do Webinário “Defensoria Pública no combate ao racismo.

A palestra, transmitida pelo canal da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) no Youtube, foi ministrada pelo coordenador do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes. “O racismo está enraizado na cultura e temos de desmitificar para acabar de vez. Seja contra raça, classe social, religião, enfim, que tenhamos mais respeito no entendimento do outro, com mais humanidade e fraternidade”, disse o Defensor Público.

A mediação do webinário foi realizada pela professora e mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Beatriz Cilene Mafra Neves, que leu as perguntas dos participantes da palestra e também deixou o seu recado contra o racismo e preconceito. “Brincar de racismo deixou de ser engraçado há muito tempo”, declarou.

Webinário

O evento é organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e Superintendência de Defensores Públicos (Sudef) com o apoio dos Núcleos Especializados, Equipe Multidisciplinar, instituições de ensino superior no Tocantins, Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco e comunidades quilombolas.

Confira a programação completa aqui.

keyboard_arrow_up