edit Editar esse Conteúdo

DPE vai além da assistência jurídica e quebra rotina em unidades prisionais do Tocantins

Publicado em 04/06/2019 10:30
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Reeducandas em dia de beleza - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO




Aguardar a tão almejada liberdade é uma tarefa árdua, requer paciência e, acima de tudo, fé e esperança.  Para suportar a dificuldade da espera, ter um dia diferente, fora da rotina, agrega ainda mais forças para aguardar os dias que ainda faltam para voltar a viver em sociedade. É o que a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo de Assistência e Defesa do Preso (Nadep) tem se empenhado em fazer, com a realização de eventos especiais nas unidades prisionais de Norte a Sul do Estado, como palestras, oficinas e atividades de lazer, que vão muito além da missão de prestar atendimento jurídico.

Na sexta-feira, 31, as mulheres reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF) receberam um dia inteiro de sessão de beleza, com corte de cabelo, escova e maquiagem. A sessão de beleza é uma iniciativa do Nadep e conta com a parceria do Núcleo do Tribunal do Júri (Nujuri), Salão de Beleza Maria Chic, Salão Assessoria da Beleza, Salão Ágape, Clinica de Direitos Humanos da Ulbra e as ONGs Arte de Amar e Unidos por Um Mundo Melhor.

Estavam presentes a coordenadora do Nadep, a defensora pública Napociani Pereira Póvoa, e a coordenadora do Nujuri, Letícia Cristina Amorim, além de servidores dos núcleos que também ajudaram na maquiagem das mulheres.

Já no sábado, 1º, foi a vez das mulheres reeducandas da Unidade de Regime Semiaberto (Ursa) que receberam a mesma atividade e ainda a palestra “Um Vida Após os 40”, ministrada pela chef de cozinha Ruth Almeida e serviços de assessoria de beleza, com corte de cabelo, escova e maquiagem.

Na palestra “Uma Vida Após os 40”, a chef de cozinha Ruth Almeida buscou despertar a autoestima das mulheres da unidade prisional, mostrando que é possível lutar e alcançar sonhos, independentemente da idade, condição financeira ou apoio de familiares ou amigos. Assim, Ruth Almeida fez um resgate histórico sobre a sua história de vida pessoal e profissional e sobre como sua vida mudou após os seus 40 anos.

Ex-quebradeira de coco, doméstica, lavadeira, cuidadora de crianças, merendeira, serviços gerais, Ruth Almeida se lembrou das principais dificuldades que passou na infância, adolescência e fase adulta com a falta de oportunidades, preconceito e extrema pobreza até se tornar chef de cozinha e conquistar importantes premiações na área da gastronomia, dentre eles, o título de Melhor Chef de Cozinha do Estado do Tocantins.

Desta forma, elementos como superação, resiliência e sororidade foram despertados através de um bate-papo cercado de muita emoção e descontração.  “Hoje estamos no regime semiaberto, com uma janela maior de esperança para alcançar a nossa liberdade. Estamos mais perto desse futuro, mas cada dia de espera é uma luta, uma dificuldade, mas que não nos faz desistir de ter fé em dias melhores. Atividades como estas abrem ainda mais essa janela para que a gente acredite em um futuro melhor, eu ri muito com a história da Ruth, mas foram gargalhadas que despertaram pontadas de esperança e fé em um futuro melhor”, declarou uma das reeducandas.

As sessões de beleza foram sucesso. “Não é por que a gente está presa que a gente vai deixar de se cuidar. Quando você está bonita você fica melhor, desperta ainda mais a nossa autoestima”, declarou outra reeducanda da Ursa.

Assistência e Defesa do Preso

A palestra na Unidade Prisional Feminina (UPF) integra uma série de atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins em unidades prisionais pelo Estado. No final do mês de maio, a mesma atividade, com palestra da chef de cozinha e serviços de beleza, foram oferecidos às mulheres da Unidade Prisional Feminina. Além disso, são desenvolvidas outras atividades do gênero como rodas de conversas, oficinas, processo de coaching, doação de material de higiene e muito mais.






keyboard_arrow_up