edit Editar esse Conteúdo

Projeto Tocantins Sem LGBTfobia será lançado sexta-feira, 25

Publicado em 24/11/2016 15:05
Autor(a): Com informações da Ascom / Governo do Tocantins
Projeto Tocantins Sem LGBTfobia será lançado sexta-feira, 25 - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 25, será lançado o Projeto Tocantins Sem LGBTfobia. O evento acontecerá no auditório da Universidade do Tocantins – Unitins, na quadra 108 sul, em Palmas, a partir das 8 horas. A realização é da Gerência de Políticas de Proteção da Diversidade Sexual, ligada Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju). A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, atravéd do NUDIS - Núcleo da Diversidade Sexual, é parceira no Projeto.

Com o objetivo de combater a LGBTfobia por meio da conscientização, o Projeto inicia com palestra aberta ao público geral. Segundo a Diretora Estadual de Direitos Humanos da Seciju Maria Vanir Ilídio, esta é a oportunidade de agregar pessoas em defesa do direito a liberdade de gênero. “O projeto não é voltado exclusivamente para o público LGBT, mas aberto a todos aqueles que desejam conhecer a realidade e participar das discussões com pessoas que têm os direitos fundamentais violados diariamente”, disse.

A programação do evento ocupa todo o dia, com palestra e grupos de trabalho. O advogado Dimitri Sales, membro das comissões de Diversidade Sexual e de Direitos Humanos da OAB/SP, abre o Lançamento com palestra sobre a LGBTfobia. À tarde haverá apresentação de painel de debates com representantes de cada segmento LGBT. Após, grupos de trabalhos debaterão a temática com intenção de contribuir com o documento que pretende criar o Conselho Estadual de Combate a Discriminação.

Projeto

Conforme diretrizes nacionais de combate a homofobia, o Projeto Tocantins Sem LGBTfobia busca promover a cidadania da população LGBT por meio de ações de enfrentamento a crimes e a todas as formas de discriminação por identidade sexual e/ou de gênero. O projeto está dividido em três fases, cada uma com um público alvo específico.

A primeira quer alcançar os servidores públicos do estado e oferecer qualificação no atendimento ao público LGBT, diminuir casos de LGBTfobia nas atividades e serviços de interesse público e incentivar o respeito entre colegas de trabalho em setores reconhecidamente discriminatórios.

A segunda fase busca conscientizar a população tocantinense por meio de campanhas publicitárias que sensibilizem ao reconhecimento de seres humanos antes de LGBTs.

A terceira quer certificar ambientes públicos e comerciais que apóiem o fim da discriminação sexual e/ou de gênero, por meio de palestras e cursos específicos de atendimento e abordagens ao público LGBT. O certificado será representado por um adesivo que também pode ser exposto em automóveis pessoais, para quem tiver interesse nas atividades propostas.

As ações pretendem alcançar os maiores municípios do Tocantins, como Palmas, Porto Nacional, Colinas, Gurupi e Araguaína, e o principal objetivo é a realização de audiências públicas voltadas à conscientização da população e servidores dos órgãos estaduais no período de novembro de 2016 a junho de 2017.

keyboard_arrow_up