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DPE, Energisa e CEETO disponibilizam guichê para atendimentos exclusivos

Publicado em 15/03/2019 08:17
Autor(a): Walber Cardoso / estagiário, sob supervisão de Gisele França - Ascom DPE-TO
Assistido em atendimento na Capital - Foto: Gisele França/ Ascom DPE-TO


Por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), coordenado pelo defensor público Daniel Silva Gezoni, e em parceria com a Energisa e o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está com um balcão exclusivo para atendimento aos consumidores de energia elétrica no Estado. Os serviços são oferecidos na Defensoria em Palmas e também em Araguaína, no Norte do Estado.

A ação faz parte da Semana Estadual do Consumidor e tem o objetivo de orientar, informar e atender os clientes que, porventura, tenham algum problema com relação à tarifa de energia. É o caso do Renan Ramos Soares, que procurou a Defensoria. “Cheguei e já fui atendido. Atendimento muito bom”, comentou o assistido que busca reparar danos de uma conta que para ele está muito elevada em uma área na zona rural e que a ligação elétrica está, inclusive, desligada.

Em Araguaína, a assistida Expedita Maria da Conceição, 60 anos, também pode receber orientação sobre tarifa social. O atendente da Energisa, Maykon Pereira, explicou que um dos primeiros passos é a idosa se inscrever no Cadastro Único para programas sociais, pois ela atende aos critérios, mas por não procurar este direito, não pode acessar a tarifa com valores mais baixos. Após adquirir o Número de Identificação Social (NIS), ela deve atualizar o cadastro na companhia. Expedita aprovou o serviço oferecido, já que ela estava na Defensoria para resolver outras demandas. "Eu vou correr atrás deste cadastro, pois se tiver como diminuir o gasto com energia, eu quero, pois a renda é pouca", explicou.

Para o coordenador do Nudecon, é para atender demandas como a do Renan e da Expedita que o guichê de atendimento foi disponibilizado. “A ideia é facilitar a solução dos problemas desses consumidores. Com o trabalho em conjunto da Defensoria, Energisa e o Conselho, temos a oportunidade de solucionar a demanda antes da judicialização, ou abreviar o tempo das ações já em curso, com uma proposta que atenda os interesses de ambas as partes.”, acrescentou.

Conforme o presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, o momento é propício, por meio das parcerias firmadas, de estreitar as relações com o consumidor de energia elétrica, proporcionando mais proximidade.

“A Semana do Consumidor busca orientar e tentar sanar algumas pendências sobre energia elétrica que os consumidores tiverem. O CEETO agradece aos parceiros e a todos que contribuem para o sucesso dos projetos desenvolvidos pelo Conselho”, destacou Rudnei.

O guichê exclusivo encerra nesta sexta-feira, 15. Para receber os atendimentos, os consumidores devem se encaminhar até respectivas unidades, munidos de documentos pessoais e unidade consumidora da tarifa, a fim de facilitar o acesso ao serviço e garantir a solução de problemas inerentes às relações de consumo dos usuários. O horário de atendimento é conforme expediente, das 8h às 12h e das 14h às 17h.


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