edit Editar esse Conteúdo

Com o apoio do Nudecon, estudantes de Palmas aprendem mais sobre consumo consciente

Publicado em 23/05/2018 14:41
Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO
O coordenador do Nudecon, defensor público Maciel Araújo, com estudantes no auditório da DPE-TO, em Palmas - Foto: Loise Maria / Ascom DPE


Muito se fala sobre consumo consciente e a importância de se compreender esse conceito a partir de mudanças de hábitos e atitudes que podem contribuir com relações e sociedades mais sustentáveis. Mas, de que forma? E sobre quais aspectos? Pequenas mudanças no dia a dia fazem a diferença? Essas e outras perguntas foram respondidas e debatidas com estudantes do ensino médio de sete escolas da rede estadual de ensino de Palmas, durante palestra realizada nesta quarta-feira, 23, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na Capital.

O coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPE-TO, defensor público Maciel Araújo, abriu o encontro com os estudantes e falou sobre as relações de consumo na atualidade, destacando a importância de cada um avaliar os próprios hábitos a fim de colaborar para que o consumo consciente seja um estilo de vida.

O Defensor Público também explicou a atuação do Nudecon na garantia de direitos coletivos na área do consumidor e apresentou, ainda, a plataforma online do governo federal para negociação de dívidas: www.consumidor.gov.br

Ação
O momento com os estudantes focado na educação para o consumo é uma ação da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) em parceria com a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor, o Procon Tocantins, e Defensoria Pública.

A diretora de Defesa do Consumidor do Procon, Delícia Feitosa, e a assessora da Gerência de Projetos Educacionais da Seduc, Kátia Cilene, também participaram da abertura da palestra. Ambas falaram da importância do tema escolhido e destacaram bons resultados na parceria entre Seduc, Procon e DPE-TO para ações como a realizada nesta quarta-feira. 

A palestra
“Educação para Consumo” foi o tema da palestra feita pelo gerente de Educação para o Consumo do Procon Tocantins, José Santana Júnior. De forma didática, em um bate-papo com estudantes, o Gerente mostrou os diversos de tipos de consumo e alertou sobre a necessidade do consumo consciente, seja no dia a dia em casa, seja na escola.

A maioria dos estudantes que assistiram à palestra participa de grêmios estudantes. Como exercem papel de líderes em suas comunidades escolares, eles foram informados sobre a importância de levarem até seus amigos e familiares o conceito sobre consumo consciente.

Escolas
Participaram alunos do ensino médio das seguintes unidades de ensino: Colégio da Polícia Militar (CPM), Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, Colégio Estadual São José, Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, CEM Castro Alves e Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Consumo consciente
Diversas situações orientam hábitos e atitudes para o consumo consciente, sempre sob o foco de uma nova forma de agir, em diversas situações do cotidiano, a fim de se reduzir o consumo de produtos que podem ser reaproveitados.

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, atualmente já se “consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra”. O índice, considerado elevado, tem relação, entre outros fatores, com os padrões e hábitos de consumo atuais. 


keyboard_arrow_up