edit Editar esse Conteúdo

Nudeca prestigia campanha do MPTO sobre prevenção à automutilação e ao suicídio

Publicado em 05/07/2019 11:16
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
A Defensoria Pública é parceria do projeto Cultura MP, de autoria do Ministério Público do Tocantins - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Representada pela defensora pública, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Fabiana Razera Gonçalves, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou o lançamento da Campanha de Prevenção à Automutilação e ao Suicídio de Crianças e Adolescentes. De autoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o projeto conta com a Defensoria como parceira. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 4, na sede do MPTO em Palmas, onde foi apresentada a campanha, que integra o projeto Cultura MP, de autoria das 20ª e 21ª Promotoria de Justiça da Capital

De acordo com a defensora pública Fabiana Razera, o Cultura MP teve a sensibilidade de vislumbrar a necessidade de proteção de um grupo de adolescentes do hip-hop das periferias de Palmas que se afirmavam perseguidos por instituições governamentais, mas não se limitou a isto, se tornando uma ação de grandeza ainda maior.

“As primeiras atuações deram visibilidade e empoderamento aos representantes do hip-hop enquanto movimento de cultura, o que foi muito digno e pertinente. Agora, com esta campanha de prevenção à automutilação e ao suicídio, o projeto se torna uma ação ainda maior, permitindo que o próprio hip-hop se torne instrumento de diálogo para crianças e adolescentes que passam por estes problemas, visto que externar o que sente ajuda na promoção da saúde mental, se tornando o primeiro passo para o processo de cura”, enfatizou a coordenadora do Nudeca.

DPE-TO parceira

Conforme divulgou o MPTO, a intenção da campanha “é implementar ações de prevenção por meio de oficinas de poesia, música, grafite e dança, entre outros elementos da cultura hip-hop”. Para a promotora titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, Zenaide Aparecida da Silva, a DPE-TO é uma importante parceira neste processo devido ao protagonismo que possui na atuação em prol da saúde pública tocantinense.

“A depressão, a automutilação e o suicídio são problemas de saúde pública e é a Defensoria quem patrocina mais de 80% das ações desta área, tendo conhecimento de causa dos índices alarmantes. Por isto, a participação dela é fundamental na campanha de prevenção, muito importante em todo o projeto”, afirmou a promotora Zenaide da Silva.

Presenças

Também participaram do evento de lançamento da nova campanha do projeto Cultura MP, além de membros e servidores do MPTO, representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); da Prefeitura de Palmas; do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone; do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Palmas; e do movimento Unidos Por um Mundo Melhor (UPMM).

Cultura MP

Para conhecer melhor sobre o projeto do MPTO, criado em dezembro de 2018, basta clicar em Cultura MP. Uma das realizações do projeto foi a gravação de um videoclipe da canção “Depressiva a mente”, de autoria de Mano Josy, que pode ser acessado por meio do link clicando em Depressiva a mente.

keyboard_arrow_up