edit Editar esse Conteúdo

1º Seminário da Infância e Juventude: defensora pública fala sobre direitos humanos

Publicado em 15/10/2018 09:08
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Palestra foi realizada durante I Seminário da Infância e Juventude, realizado na Defensoria - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO


Palestra de Franciana di Fátima integrou a programação do I Seminário da Infância e Juventude, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).


“Não dá para se pensar em proteção, formação, em sistema socioeducativo ou inclusão de criança e adolescente sem se pensar em um olhar com alteridade, com respeito e com empatia.” Assim afirmou a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso durante o 1º Seminário da Infância e Juventude, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Responsável pela palestra de encerramento do evento, a Defensora Pública, que atua na comarca de Miracema do Tocantins, município localizado a 75 km de Palmas, explanou sobre “Direitos Humanos e Proteção da Infância e da Adolescência”.

O Seminário foi realizado na quinta-feira, 11, no auditório da Instituição, na Capital, com programação nos períodos matutino e vespertino. Ministraram palestras duas defensoras públicas do Estado [Franciana di Fátima e Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz] uma juíza, uma psicóloga e um promotor de justiça, que abordaram temas diversos, mas todos voltados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Leis que abrangem este contexto (para saber mais sobre o Seminário, clique aqui).

Durante o evento, Franciana Cardoso exaltou a pertinência da atividade por aproximar agentes da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, possibilitando o alinhamento das políticas voltadas a este público.

"Nós precisamos afinar os nossos discursos, estabelecer diálogos para que se encerre este encastelamento dos atores sociais, ainda muito presos no modelo cartesiano de produção e vivência do conhecimento. Assim, promovemos a consciência necessária para nos apropriarmos dos Direitos Humanos enquanto um valor inerente a todos nós, um instrumento de defesa para a promoção da infância e da adolescência; o que, sem dúvida nenhuma, também promove um mundo melhor e mais justo", ressaltou a Defensora Pública, que é mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Esdep e Nudeca
Com o tema “Um Olhar Humanizado sobre os Direitos da Criança e do Adolescente”, o 1º Seminário da Infância e Juventude foi uma realização da Defensoria Pública por meio da Escola Superior da DPE-TO (Esdep) e do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca).


keyboard_arrow_up