edit Editar esse Conteúdo

Familiares de adolescentes internos no Case participam de encontro com DPE e Cedeca

Publicado em 14/05/2018 11:42
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE
A defensora Larissa Pultrini, do Nudeca, durante encontro mães de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas - Foto: Loise Maria / Ascom DPE


A sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas recebeu na  sexta-feira, 11, o 1º Encontro com as Famílias de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas.  A programaçãofoi realizada no auditório da Instituição e é uma realização do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) da Defensoria, em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criançae do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca).

O objetivo foi o de tratar sobre a assistência e proteção aos adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas, internos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Capital e interior do Tocantins. O encontro reuniu cerca de 50 mães e adolescentes que participaram de um momento de diálogo com a defensora Larissa Pultrini, coordenadora do Nudeca, e a presidente do Cedeca, Mônica Brito.

Na ocasião, a Defensora Pública e a presidente do Cedeca também trouxeram orientações aos familiares dos adolescentes quanto ao acompanhamento familiar. “Ao longo deste tempo que estou no Nudeca, senti a necessidade da Defensoria se aproximar mais das famílias desses adolescentes. Eu os acompanho semanalmente nas unidades, mas faltava essa integração com a família, que é fundamental no cumprimento dessa medida socioeducativa”, declarou a Defensora Pública.

Assuntos como direito à vida, profissionalização, saúde, esporte e educação foram tratados na programação. “O objetivo é de nos aproximarmos cada vez mais, para que vocês saibam quem somos nós e o que nós fazemos na defesa de seus filhos. É um momento de conversa para que possamos construir essa relação com tranquilidade, sem nenhuma forma de violência ou superioridade, mas com um diálogo muito tranquilo”, disse a presidente do Cedeca.

Nudeca
O Núcleo atua no Case com demandas que focam orientações e atendimentos jurídicos, como pedidos de desinternação, acompanhamento em audiências, apresentação de recursos, produção de requerimentos, apresentação de recursos, acompanhamento de medida socioeducativa e defesa nas ações de apuração do ato infracional, além de vistoria nos estabelecimentos.


keyboard_arrow_up