edit Editar esse Conteúdo

A história de luta de movimentos feministas é tema de encontro dos “Defensoras Populares”

Publicado em 16/09/2019 15:48
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Mulheres que participaram do segundo módulo do Projeto - Foto: DPE Porto Nacional/Divulgação



O segundo módulo do curso “Defensoras Populares” foi realizado no último sábado, 14, no município de Porto Nacional, a 63 km de Palmas. A capacitação aconteceu no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e contou com a participação de cerca de 30 mulheres. As aulas foram ministradas pela professora Gleys Ially Ramos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e trouxe como tema “A história da luta dos movimentos de mulheres. Movimentos feministas. Movimentos populares.”

Este encontro teve como participantes e coordenadoras as defensoras públicas Denize Souza Leite, Kênia Martins Pimenta e Franciana Di Fátima, que também é coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem). Segundo Denize Souza Leite, que coordena o Projeto, lembrar a luta de movimentos de mulheres é muito importante para compreender o quanto evoluímos e o quanto ainda tem que se discutir quando o assunto é direito das mulheres. “Falar dos direitos das mulheres é algo urgente e necessário, por isso cada módulo traz um aprofundamento sobre esses direitos, que influenciam diretamente no impacto social e vivência dessas mulheres”, complementa.

Estrutura

Este foi o segundo de um total de 10 módulos que o “Defensoras Populares” prevê. Com aulas aos sábados, o projeto ainda discutirá temáticas como  “Gênero, Diversidade Sexual e a Cidadania LGBT”; “Racismo Patriarcal Heteronormativo”; “A violência na vida das mulheres negras”; “Sistema de Justiça: o papel das instituições que compõe o sistema de justiça brasileiro na garantia dos direitos das mulheres” e “Direito Constitucional e Eleitoral - elementos básicos do Direito de Estado”.

Além das aulas, a metodologia do curso poderá incluir rodas de conversas, mostra de filmes, exposições artísticas e outras mídias e visitas em equipamentos públicos como Núcleos e sede administrativa da Defensoria Pública, Delegacias de Polícias, Câmara dos Vereadores e outros.

O Projeto

O “Defensoras Populares” é uma realização Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Nudem, da 3ª Defensoria Pública Cível e Atendimento à Vítima de Violência Doméstica de Porto Nacional e da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).


keyboard_arrow_up