edit Editar esse Conteúdo

Defensor público-geral participa de solenidade de formatura de 875 alunos do Proerd

Publicado em 14/06/2019 17:00
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiros dos Santos, prestigiou a solenidade - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO


Convidada para participar da solenidade que marcou a formatura de 875 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), executado pela Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) foi representada no evento pelo defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiros dos Santos. A festividade foi realizada nesta quinta-feira, 13, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, popularmente conhecido como Parque do Povo, em Palmas.

Na ocasião, Fábio Monteiro compôs a tribuna de honra ao lado do governador do Estado, Mauro Carlesse; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; do comandante-geral da PM-TO, coronel Jaizon Veras Barbosa; da coordenadora estadual do Proerd, tenente coronel Alaídes Pereira Machado; além de outras autoridades políticas, militares, civis e do sistema de justiça tocantinense. Os 840 formados, nesta solenidade, pelo Proerd estudam em sete diferentes unidades públicas municipais de ensino da Capital.

Atualmente, o Proerd é aplicado em 104 dos 139 municípios do Tocantins e, desde que foi implantado no Estado, em 2002, já formou mais de 400 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares da rede de ensino tocantinense. Ao todo, cerca de 5.800 pais também já foram beneficiados por atividades do Programa.

Proerd

De acordo com informações da PM-TO, o Proerd “é um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Desenvolve quatro Currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série) e o Currículo para Pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas”.

Ainda conforme a corporação, “o programa é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência ás pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência”.



keyboard_arrow_up