Os moradores do setor Jardim Taquari e região estiveram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari, nesta sexta-feira, 14, a fim de receberem documentos, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), e exames preventivos do colo de útero e de próstata. Essa entrega faz parte da ação realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), no dia 11 de maio, quando mais de 1000 atendimentos foram realizados pela Defensoria e parceiros.
Serão entregues 84 CPFs e 32 exames de prevenção. Francisca Adriana da Silva Madeira esteve no Cras para buscar o CPF de suas filhas, atendidas na ação organizada pela Defensoria. Segundo ela, a referida ação viabilizou o acesso ao serviço. “Foi perfeito pra mim, eu já estava planejando emitir o CPF, mas já imaginava a dificuldade de ter que ir com todas elas fazer o documento. Neste sentido, surgiu a oportunidade da Defensoria, que ajudou bastante, tanto no trabalho e tempo, quanto no lado financeiro”, destacou Francisca.
Sebastião Soares da Silva, de 72 anos, esteve no Cras para pegar o exame de prevenção do câncer de próstata. Com muito otimismo ele falou sobre a atuação da DPE sobre os mais idosos. “Eu acho muito importante, algo que eu jamais tinha visto, estou muito feliz. Fiz o exame e com fé em Deus vai dar tudo certo”.
A entrega dos CPF’s e exames foi feita pela Equipe Multidisciplinar da DPE em Palmas, com o auxílio e apoio da equipe do Cras Taquari. Participaram a coordenadora da Equipe Multi, Vanessa Sales, e a assistente social Lília Brito, e o assistente social do centro de saúde do Cras, Giuliano Queiroz.
Conforme o diretor da Regional Palmas da DPE-TO e coordenador da ação no Taquari, defensor público Leonardo Coelho, retornar à comunidade para a entrega dos documentos e exames é importante porque demonstra à comunidade que a atuação da Defensoria é constante e próxima das pessoas que precisam.
Ação Taquari
No dia 11 de maio, além da emissão do CPF e exames de prevenção, a DPE-TO proporcionou mais de 30 atividades, dentre elas, atendimentos jurídicos nas áreas cíveis e criminais, corte de cabelo, palestras sobre a promoção dos Direitos Humanos e em Defesa da Mulher, sessões de massagem, cursos de automaquiagem, brincadeiras para crianças, doação de mais de 180 cestas de alimentos, entre outras atividades.
As cestas foram possíveis graças à doação de membros, servidores e parceiros da Instituição.
A ação gerou grande repercussão positiva na comunidade, que teve acesso a diversos serviços, todos gratuitos.