edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública nas Escolas discute questões de gênero em alusão à campanha “Em Defesa Delas”

Publicado em 22/05/2019 09:07
Autor(a): Keliane Vale
Defensoria Pública nas Escolas discute questões de gênero em alusão à campanha “Em Defesa Delas” - Foto: Arquivo Equipe Multidisciplinar

O projeto “Defensoria Pública nas Escolas” se aliou à campanha “Em defesa delas”, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), para estimular o enfrentamento da violência contra a mulher e desigualdade de gênero no meio escolar. A temática foi levada pela equipe multidisciplinar de Araguaína à Escola Estadual Marechal Rondon nesta terça-feira, 21.

Duas turmas do 9° ano participaram. Boa parte dos estudantes falou que já conhece a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) ao ser perguntado pela pedagoga Gislene Moreira, que falava sobre os serviços da Instituição. Na oportunidade, ela explicou os objetivos do projeto de promover a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade.

O foco foi abordar os alunos para sensibilização, com imagens que despertaram ora sentimentos de angústia, ora de revolta, conforme eles externaram ao serem provocados por imagens e dados referentes ao tema, como o número de mulheres que sofrem violência por segundo e até a desigualdade salarial no mercado de trabalho. Essa conversa foi conduzida pela assistente social Fernanda Cristina Campelo e a psicóloga Vanessa Sales, que explicaram que a realidade que estamos vivendo vem de um contexto histórico de desvalorização da mulher numa sociedade marcada pelo machismo.

Projeto

Lançado há um ano, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas” já ocorreu em outras unidades de ensino público tocantinense e é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), sob coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) e com a parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).



keyboard_arrow_up