edit Editar esse Conteúdo

Reunião discute demandas urgentes do Taquari na Defensoria Pública

Publicado em 16/05/2019 15:50
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Quadra T-30 foi foco da reunião, onde o fornecimento de água é considerado mais precário - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas de Palmas (Nuamac Palmas), recebeu nesta quinta-feira, 15, representantes da Prefeitura de Palmas e da comunidade do setor Jardim Taquari para debater demandas de urgência do bairro. A reunião foi mediada pelo defensor público Maciel Araújo Silva, coordenador do Nuamac Palmas, e tratou sobre providências como a falta e escassez de água para os moradores.

O encontro contou com a participação de lideranças da quadra T-30, onde o fornecimento de água é considerado mais precário. Cerca de 40 famílias residem em região próxima ao córrego no bairro, considerada área de risco, e onde a escassez de água é mais intensa. Os ocupantes estão em área de proteção ambiental, próximo a um corpo hídrico, afluente do Córrego Santa Bárbara.

Diante disso, foi solicitado o remanejamento dessas famílias e a instalação de pontos de água para as que permanecerão no local. Uma reunião com representantes da BRK Ambiental está agendada para a próxima semana para tratar sobre a instalação provisória de três pontos de abastecimento de água pela empresa, para atender temporariamente as famílias afetadas. Segundo ele, é preciso ter uma solução permanente sobre a situação das famílias. “É necessário remanejar essas famílias de lá e, consequentemente, ter acesso aos direitos básicos”, disse o defensor público Maciel Araújo.

Para a presidente da Associação de Moradores de Taquari, Eliane Marinho, o fornecimento de água deve ser prioridade no momento. “Nós usamos água de outras quadras de forma irregular e não dá para atender todas as famílias durante a semana”, ressaltou, acrescentando que apoia o remanejamento das famílias impactadas.

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Regularização Fundiária, Carlos Júnior Spegiorin Silveira, servidores da Prefeitura de Palmas e representantes do bairro Jardim Taquari.


keyboard_arrow_up