edit Editar esse Conteúdo

Defensoria participa de discussão sobre a saúde pública no Tocantins em sessão plenária no CRM-TO

Publicado em 28/01/2019 17:19
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
O defensor público Daniel Gezoni (D) falou sobre a atuação da DPE-TO na área da saúde, por meio do Nusa, durante a sessão plenária - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Em reunião que contou com médicos especialistas que atuam em várias unidades hospitalares de diferentes regiões do Tocantins, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), recebeu diversas reclamações sobre a atual conjuntura precária do sistema de saúde público tocantinense. A atividade fez parte da sessão plenária do Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (CRM-TO), realizada na última sexta-feira, 25, em Palmas.

Na ocasião, os médicos participantes expuseram algumas problemáticas que têm impedido o devido andamento dos atendimentos a pacientes nos hospitais tocantinenses. Dentre os problemas apresentados, destacam-se, segundo os membros do CRM-TO, a carência de um maior quantitativo profissional nas escalas das unidades e o fornecimento de alguns tipos específicos de medicamentos.

Coordenador em substituição do Nusa, o defensor público Daniel Gezoni ressaltou que a Defensoria Pública seguirá em atuação intensiva para garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência médica por Lei garantida a eles.

“Nós estamos atentos à situação da saúde no Estado e nos preocupamos, principalmente, com a desassistência, a falta de atendimento aos pacientes do SUS, que é o público-alvo da Defensoria, as pessoas hipossuficientes. Já existem diversas ações judicializadas nossas que focam na normalização dos atendimentos, dos serviços que não têm sido prestados ou que foram interrompidos. Nesta reunião, nós tivemos a oportunidade de entender melhor as possíveis causas do desalinhamento do sistema público de atendimento, o que pode nos ajudar na obtenção de informações e documentos que alimentem as ações judiciais”, explicou o defensor público Gezoni.

Para o presidente do CRM-TO, Jorge Pereira Guardiola, a presença da DPE-TO na plenária evidencia o engajamento da Defensoria Pública na luta pela garantia de saúde para os pacientes tocantinenses.

“A presença da Defensoria na nossa reunião demonstra a vontade da Instituição de melhor entender esta situação caótica que vive a nossa saúde para atender, de maneira mais plena, o cidadão que tem sido lesado. Por isto, agradecemos, imensamente, a disponibilidade da Defensoria”, ressaltou Guardiola.

keyboard_arrow_up