edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público-Geral prestigia comemoração pelos 26 anos da Apae em Palmas

Publicado em 13/12/2018 17:23
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
O defensor público-geral no Tocantins ao lado de professora homenageada em solenidade realizada na Apae Palmas - Foto: Niceia Menegon / Ascom DPE-TO


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é conhecida em todo o Brasil pela missão de prestar serviços de assistência social, educação e saúde, favorecendo a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias. Em Palmas, a Escola Especial de Integração da Apae está comemorando os seus 26 anos de história. Uma solenidade especial para celebrar a história aconteceu na noite de quarta-feira, 12, na sede da escola. A noite comemorativa contou com apresentações culturais de alunos, homenagem aos professores aposentados e discursos de autoridades, dentre elas, o defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, que além de representar a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), esteve na solenidade como pai de ex-aluna.

Em seu discurso no evento, Murilo Machado destacou com deferências o trabalho realizado pela instituição em Palmas, enaltecendo a atuação de funcionários e dos muitos voluntários que a Apae conquistou, graças à sua conduta responsável e em benefício da coletividade.  Ele lembrou que a Apae atende alunos com deficiência, mas a Associação promove outras atividades com a comunidade. Para Murilo Machado, é uma honra fazer parte desse momento de comemoração da Apae em Palmas por conhecer de perto o trabalho realizado com carinho e dedicação por todos os profissionais.

A presidente da Apae de Palmas, Aparecida Guedes, lembrou que a festa foi muito importante para dar visibilidade ao trabalho da instituição. “Agradeço a toda comunidade que tem nos enxergado e nos ajudado. Esse aniversário veio chamar a atenção de toda a comunidade para mostrar que nós existimos e não vivemos sem a comunidade”, disse. Ela lembrou também sobre a importância do voluntariado, onde qualquer pessoa pode ser parceiro, bastando procurar a instituição para entrevista com o psicólogo da unidade.

O encontro contou com a participação de alunos da Apae, familiares e autoridades. A presidente da Federação das Apaes do Estado do Tocantins, Marciane Machado, também esteve presente.

Depoimentos
Cleane do Nascimento é mãe da Sofia, 5 anos. A filha única foi acometida de uma paralisia cerebral no nascimento e é aluna da Apae há dois anos. “A cada dia que passa, a gente vê evolução. Toda vez que vejo uma mãezinha com essa dificuldade, eu incentivo de trazer os filhos. Desde o tempo que os médicos descobriram que ela precisava de fisioterapia, eu nunca parei com o tratamento. Fui bem recebida desde o primeiro momento”, declarou.

O amor pela atividade é tanto que Cleane, que é estudante da área de Saúde, já faz projetos para o futuro na instituição. “A nossa história aqui na Apae é muito grande e gratificante. Com certeza eu serei, futuramente, não só mãe de aluna, mas também voluntária da Apae”, acrescentou Cleane.

Documentário
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Jornalismo, desenvolveu um documentário para comemoração os 26 anos da Apae, que foi exibido na solenidade. Conforme a professora Alice Agnes, a proposta foi a de mostrar um dia de atividade na Apae. “O curso de Jornalismo tem pensado em maneiras de contribuir com a sociedade. E o que nós sabemos fazer bem é nos comunicar, então nós tivemos essa ideia de bolar um documentário que mostrasse a realidade, o cotidiano, o tipo de atividade que desenvolvem e as necessidades que existem porque, muitas vezes, a sociedade não sabe o tipo de atividade que acontece aqui”, disse a professora.

Homenagem
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem aos professores aposentados. Dentre eles estava a professora Maria das Mercês Amorim de Assunção, que atuou por 15 anos na instituição. “É uma sensação inexplicável, só tenho a agradecer a Deus por ter me colocado na vida destas crianças que eu tanto amo”, disse a homenageada.

Raimundo Bezerra Soares trabalhou por 20 anos na Apae Palmas. Se formou em Matemática, mas foi professor de artes, de marcenaria, trabalhou como eletricista e encanador, dentre muitas outras atividades. “Tive a oportunidade de fazer um pouco daquilo que Deus me permitiu que eu fizesse na vida. Eu considero a Apae a maior faculdade da vida para o ser humano, pois hoje com 60 anos eu digo que 2/3 do meu aprendizado eu conquistei aqui. Tanto que a palavra férias não pode ser dita para aluno da Apae, porque eles não gostam de férias, pois aqui é um lugar de aconchego, de carisma e respeito.”

Kits de Higiene
A Escola Especial Integração de Palmas da Apae de Palmas está em busca de apoio, pois precisa de itens de higiene pessoal que serão utilizados por alunos da Unidade. Estão sendo arrecadados hidratante, shampoo, creme de hidratação, enxaguante bucal, pente, escova de cabelo, desodorante, escova dental, creme dental, fio dental, barbeador, cotonete, sabonete
e fralda descartável (tamanho P, M, G). As doações podem ser entregues na sede da Apae Palmas, que fica na 706 Sul, Alameda 14, nº 2. Mais informações pelo telefone (63) 3214-8024.

A Apae de Palmas conta atualmente com 246 alunos. O atendimento prestado é iniciado desde o nascimento da criança, que tem o diagnóstico de Síndrome de Down. As matrículas abertas para o próximo ano e podem ser feitas na sede da instituição, na 706 Sul.


Tags:

Apae Palmas
keyboard_arrow_up