edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública nas Escolas discute “defesa de uma vida sem drogas” em unidade de Guaraí

Publicado em 20/11/2018 08:27
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Atividade reuniu cerca de 170 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Estadual Antônio Alencar Leão - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Equipe Multidisciplinar de Guaraí, município localizado a 177 Km de Palmas, realizou mais uma edição do “Defensoria Pública nas Escolas”. Na ocasião, datada no último dia 14 de novembro, cerca de 170 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antônio Alencar Leão participaram do projeto, que foi marcado pela palestra “Pela defesa de uma vida sem drogas” e por uma rodada de discussões sobre o tema.

Representaram a DPE-TO de Guaraí nesta atividade o analista jurídico Jande Holanda Barros, a estagiária do serviço social Djamilla Pereira Araújo e a assistente social Janaize de Jesus Figueiredo Pirolli, responsável por ministrar a palestra. De acordo com Janaize, a partir da informação a prevenção de agravamentos de problemas sociais pode ocorrer.

“Nós temos como objetivo orientar, informar e prevenir contra o uso e o abuso de substâncias psicoativas. É notado um crescimento do acesso às drogas por parte de crianças e adolescentes, o que traz inúmeras consequências para o indivíduo que se torna usuário e para um coletivo que convive com ele, como familiares, vizinhos e amigos, trazendo agravamentos de problemas sociais. Assim, buscamos impedir que estes agravamentos ocorram a partir do momento que tornamos este público mais bem informado sobre os males causados pelas drogas”, ressaltou a assistente social.

Nova cultura de combate

Ainda de acordo com Janaize, os métodos de abordagem contra as drogas mudaram ao longo do tempo, cabendo à sociedade assimilar esta nova cultura no trato com os usuários.

“Ainda notamos que prevalece a cultura repressiva de guerra às drogas, surgida nos anos de 70 e 80 no Brasil, no qual o foco era punir o usuário. Hoje, temos todo um sistema nacional de políticas sobre drogas que estabelece medidas preventivas do uso indevido e de atenção e busca da reinserção social de usuários de drogas, uma nova cultura baseados em abordagens preventivas e com potencial restaurativo”, afirmou a servidora da DPE-TO em Guaraí.

O projeto

Lançado em 10 de maio deste ano, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas” já ocorreu em outras unidades de ensino público tocantinense e é desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).

keyboard_arrow_up