edit Editar esse Conteúdo

Projeto realizado pela DPE em Paraíso é destaque em Encontro de Direitos Humanos no Uruguai

Publicado em 17/10/2018 11:03
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
II Encontro Latinoamericano de Direitos Humanos foi realizado no Uruguai - Foto: Divulgação


O II Encontro Latinoamericano de Direitos Humanos e Saúde Mental, realizado nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em Montevideo, no Uruguai, recebeu a apresentação do projeto “Porta: Programa de Orientação e Treinamento do Assistido”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Paraíso do Tocantins, a 61 km de Palmas.

O Projeto foi defendido no Uruguai pelo psicólogo da Diretoria Regional da DPE-TO em Paraíso, Hugo Marques, proponente do projeto. Segundo o psicólogo, participaram do Encontro mais de dois mil profissionais (juízes, advogados, médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais áreas) de mais de 20 países. “O encontro selecionou e reuniu ações em toda América Latina, que foram consideradas relevantes para promoção da justiça social e aptas a serem compartilhadas com outros países”, disse.

A programação contou com fóruns de discussões, rodas de conversas e apresentação de projetos voltados para a área de direitos humanos e saúde mental. “Como proposta final foi elaborada a denominada "Carta de Montevideo", um documento apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde para promoção de direitos humanos e saúde mental em toda América latina”, ressaltou Hugo Marques.

Projeto
Voltado para a capacitação profissional de reeducandos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Paraíso do Tocantins, o projeto “Porta” atua na capacitação e desenvolvimento de empregabilidade para população carcerária, buscando, através de capacitação técnica especificamente voltada ao mercado de trabalho atual, favorecer a obtenção de inserção no mercado de trabalho ao cidadão do sistema carcerário. “A Defensoria Pública do Estado do Tocantins contribuiu com projetos próprios para concepção e desenvolvimento dos direitos humanos em nosso continente”, concluiu o proponente do projeto.

O Projeto também foi finalista no I Concurso de Práticas Inovadoras da DPE-TO.


Leia também: 

DPE-TO incentiva a ressocialização com capacitação profissional para presos na CPP de Paraíso
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/29104


keyboard_arrow_up