edit Editar esse Conteúdo

Empoderamento e superação de traumas são foco de roda de conversa do Nudem

Publicado em 13/08/2018 16:37
Autor(a): Cinthia Abreu
Coordenadora do Nudem, Vanda Sueli falou sobre a importância de se debater e aprender mais sobre as diversas formas de violência - Foto: Loise Maria

“Superar o trauma e recuperar a autoestima pode ser libertador para as mulheres que vivenciaram a dor, a opressão e a violência, em suas diversas formas. Venha pra roda, vamos nos empoderar, vamos seguir em frente”. Com este convite, o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) reuniu cerca de 100 mulheres para debater a violência doméstica. A roda de conversa “Saúde, Sexo e Vida” aconteceu na manhã de sexta-feira, 10, no auditório da instituição em Palmas em referência ao 12º aniversário da Lei Maria da Penha.

A roda de conversa foi aberta pela defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do Nudem, que falou sobre a importância de se debater e aprender mais sobre as diversas formas de violência. “Neste aniversário da Lei Maria da Penha, decidimos realizar um evento voltado especialmente para as mulheres que tiveram a coragem de denunciar. Então, é com muita alegria que eu quero parabenizá-las pela coragem de estar aqui hoje. Então, é um dia de reflexão sobre alguns retrocessos nas políticas públicas e de que a luta pelo direito da mulher é diária”, disse a defensora, na abertura do evento.

A programação contou com palestras, dinâmicas, apresentações culturais, bate-papo sobre violência doméstica e, principalmente, depoimentos. “Eu vivi em um casamento de dez anos com muito abuso, agressões físicos, tive problemas de depressão e, quando eu cheguei aqui na Defensoria, eu já não era mais um ser humano, mas um farrapo humano. Mas eu fui acompanhada pela equipe do Nudem e hoje as marcas do passado ainda me perseguem, mas eu tenho sonhos e luto todos os dias por um futuro melhor”, falou a funcionária pública Sueli Ferreira de Alencar.

Na ocasião, a coach Laine Sardelli ministrou a palestra “O poder do Pensamento”, voltado para o empoderamento e superação de traumas. “Tudo começa na mente, é o princípio de tudo. O maior problema é que, na maioria das vezes, a gente só pensa em coisa ruim. Mas, acima de tudo, é importante pensar sobre o que eu penso sobre mim, pois as pessoas ao nosso redor nos tratam da forma como nós nos tratamos”, indicou a coach.

Com dinâmicas de grupo, troca de experiências e espaço para dúvidas, Lane Sardelli contribuiu com mais uma etapa de enfrentamento de batalhas no campo da violência doméstica. “A partir do momento que vocês aprenderem a se amar, se olhar, você vai conseguir olhar e aceitar os outros como elas são. O desejo de controlar as pessoas é o que mais gera depressão porque você nunca vai conseguir, então é melhor aceitar as pessoas como elas são”, ressaltou Lane Sardelli


Programação

O objetivo do evento foi o de conscientizar, informar e auxiliar no empoderamento das mulheres assistidas da 2ª Defensoria (violência doméstica e familiar) e do Nudem, fragilizadas, com o intuito de ajudá-las no processo de recuperação.

keyboard_arrow_up