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Desenvolvimento profissional é foco de treinamento para servidores da DPE-TO em Palmas

Publicado em 15/06/2018 15:35
Autor(a): Cinthia Abreu
Desenvolvimento profissional é foco de treinamento para servidores da DPE-TO em Palmas - Foto: Loise Maria

Ambiente de trabalho, inteligência emocional, eficiência, relações humanas, comunicação interna, produtividade e desenvolvimento pessoal. Estes foram alguns dos principais temas tratados no treinamento “Comunicação Assertiva e Gestão do Trabalho”, iniciado nesta sexta-feira, 15, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas, com continuação na próxima quinta-feira, 21. A realização é da Instituição, por intermédio da Escola Superior da Defensoria (Esdep) e com apoio da área de Gestão de Pessoas.

O treinamento foi ministrado pela profissional Adriana Magna, da Habitus Consultoria de Gestão de Pessoas. Por meio de palestra e dinâmicas de grupo, os servidores foram capacitados com foco no desenvolvimento pessoal e profissional das equipes, aprimorando o relacionamento interpessoal e o clima organizacional, conferindo ao atendimento dos assistidos mais eficiência e acolhimento.

Servidora pública há 18 anos, Adriana abriu a palestra afirmando sobre a importância do ser servidor e não funcionário. “Isso porque a palavra funcionários vem de ‘funcionar’ e isso depende das engrenagens, de se estar lubrificado ou não o equipamento. Já a palavra ‘servidor’ vem do ‘servir’, isso não a partir de uma visão romântica, mas de um contexto assertivo e é disso que vamos tratar neste encontro”, disse.

Defensoria
Na abertura do evento, a diretora da Esdep, a defensora pública Maria do Carmo Cota, desejou boas-vindas aos participantes e reforçou que o principal objetivo é aprimorar o atendimento aos assistidos. “Acredito que a Escola Superior contribuirá diretamente para vencer os desafios do trabalho do Defensor Público, analistas e servidores, oferecendo conteúdo de instrumento de qualidade para o seu crescimento profissional e humano”, afirmou.

Diretor regional da Defensoria Pública em Palmas, o defensor público Leonardo Coelho destacou que o treinamento está inserido no plano estratégico institucional, delineado ao longo de diversas edições do projeto Gestão Presente. “No contato com os servidores foi constatada a necessidade de se trabalhar melhor a nossa comunicação organizacional. A nossa comunicação estratégica está alinhada com a nossa missão e visão institucional, onde nos propomos a oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Então, o treinamento é para que tenhamos condições plenas de cumprir essa missão e alcançar essa visão e os nossos objetivos estratégicos”, adiantou.

Programação
O treinamento é voltado para analistas jurídicos, assessores e demais servidores que atuam em gabinetes da atividade-fim. As atividades tiveram início com os servidores de Palmas, mas serão direcionadas a todo o Estado, sendo - portanto - realizado na Capital, com a participação também dos servidores de Brasília; em Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, para os servidores dessas regionais; em Araguatins, que inclui a equipe de Tocantinópolis; e em Paraíso do Tocantins, que atenderá ainda equipe de Porto Nacional.

Etapas
O treinamento trata-se da segunda etapa das capacitações voltadas à área-fim. A primeira etapa aconteceu em 2017, com a realização do treinamento sobre “Excelência no Atendimento ao Público”, que contou com a participação de 100 servidores que atuam no atendimento da Instituição.

A 3ª Etapa está prevista para o mês de setembro deste ano, com a realização da “Oficina de Integração”, com os analistas jurídicos e assessores dos gabinetes e os assistentes que trabalham no atendimento.


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