edit Editar esse Conteúdo

Em Dianópolis, NUAmac realiza visitas a instituições, em apoio à campanha Janeiro Branco

Publicado em 22/01/2018 09:33
Autor(a): Ascom DPE, com informações NUAmac Dianópolis
Em Dianópolis, NUAmac realiza visitas a instituições, em apoio à campanha Janeiro Branco - Foto: DPE Dianópolis / Divulgação

Em alusão à campanha Janeiro Branco, movimento dedicado à promoção da saúde mental, o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Dianópolis, no Sudeste do Estado, realizou visitas às duas principais instituições no Município voltadas à promoção da saúde mental: CAPS e Apae. O coordenador do NUAmac Dianópolis, defensor público Evandro Kappes,  e uma equipe de servidores da DPE, conheceram, na última sexta-feira, 19, a estrutura e as necessidades do CAPS e da Escola Especial Colibri, sede da APAE na cidade.

No CAPS, a equipe da Defensoria se reuniu com o secretário municipal da Saúde, Amaury Mendes, com a coordenadora técnica e psicóloga Samara Rachel, e com a coordenadora administrativa Daniela BezerraSirtoli. Houve a apresentação do plano estratégico do CAPS para 2018, discutindo os pontos críticos encontrados pela instituição e buscando viabilizar possíveis soluções.

Já na Apae, a equipe da DPE foi recebida pela diretora Cristiane Pereira de Souza e pela coordenadora Elacy Silva Oliveira Guimarães. A coordenadora informou que a instituição conta com 39 profissionais e atende 110 alunos através da oferta de educação básica e educação de jovens e adultos (EJA). Na oportunidade, o NUAmac acompanhou os preparativos para o início do ano letivo das turmas de educação básica e pode acompanhar de perto a aula inaugural das turmas do EJA.

Conforme o NUAmac, a existência de transporte fornecido pelos Municípios aos alunos e sobre aspectos relacionados à estrutura mínima da instituição foram abordados com a equipe da Apae, sendo solicitado aos profissionais um relatório indicativo das principais dificuldades que encontram, sobretudo, quanto as obras que estão sendo realizadas e que possibilitarão a atuação de fonoaudiólogo e psicólogo.

De acordo com o NUAmac Dianópolis, a importância das instituições no contexto da rede de atenção psicossocial ganha contornos cada vez mais relevantes, notadamente no que tange ao acolhimento e atendimento da população em relação às suas demandas de saúde mental. Desta forma, a articulação do NUAmac soma forças na discussão de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros e espaços sociais, todos direcionados às demandas coletivas que se relacionam, direta ou indiretamente, às desordens de saúde mental.

Segundo o defensor público Evandro Kappes, “a visita ao CAPS e a APAE foram extremamente proveitosas para o mapeamento das necessidades das Instituições e, para além disso, uma aproximação entre a Defensoria Pública e as pessoas com deficiência. O panorama verificado é que profissionais e cidadãos promovem ações de forma hercúlea, com poucos recursos e muita boa vontade”.

Mobilização
O NUAmac Dianópolis vai promover a mobilização dos Municípios para que assumam as responsabilidades legais e possam, assim, contribuir com os serviços prestados por ambas as instituições. Conforme o referido Núcleo da DPE, é visível a necessidade de uma maior e mais efetiva atuação da sociedade civil em ações articuladas em conjunto com os municípios da região sudeste.

Para o Núcleo, as visitas do NUAmac geram maior articulação junto às instituições para promoção da campanha Janeiro Branco, dedicando-se, assim, ao fortalecimento da rede de atendimento público e social, visando apoio, visibilidade e efetividade para a rede pública de atendimento à saúde mental.

Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco é voltada, sobretudo, à conscientização acerca das necessidades psicológicas, fazendo-se emergir importante aspecto da saúde pública que, não raras as vezes, permanece desarrimado pelo Poder Público.

A campanha, realizada em diversos países, é totalmente dedicada a colocar os temas da saúde em metal em destaque durante o mês de janeiro a fim de promover a prevenção e combate a doenças emocionais.

keyboard_arrow_up