edit Editar esse Conteúdo

Detentas de Lajeado recebem processo de coaching com apoio da DPE-TO

Publicado em 16/05/2019 15:17
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Programação foi voltada para o autoconhecimento e a reprogramação de crenças - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO


Uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) e Núcleo de Defesa do Preso (Nadep), mulheres detentas das unidades prisionais do Tocantins participam de uma intensa programação voltada para o autoconhecimento e a reprogramação de crenças, com processo de coaching.

Na quarta-feira, 15, receberam a atividade as mulheres presas na Cadeia Pública de Lajeado, a 68 km de Palmas. A atividade recebeu como tema “Reprogramação de Crenças” e foi ministrada pelos coachs Jamir Luz e Samara Caroline Avelar, com participação especial da defensora pública Carina Queiroz, coordenadora do NDDH. De acordo com a defensora pública, a atividade traz como foco a mudança de mentalidade.

O processo de coaching foi precedido de um interativo bate-papo e dinâmicas com as detentas.

Palestras

A atividade em Lajeado foi a primeira etapa do processo de coaching em grupo oferecido para das unidades prisionais femininas do Tocantins. A primeira unidade a receber foi a Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF), e a intenção é propagar a atividade para as demais localidades.

A defensora pública Carina Queiroz apontou que o evento mostra a possibilidade de mudança de mentalidade, mesmo para as mulheres encarceradas. “Isso faz com que elas se animem, impulsionem, transformem a mente para que, quando elas saírem da UPF, deixem as crenças do passado e tenham uma visão positiva de futuro e  construir uma nova história. Para que elas possam sair dessa esfera da criminalidade para passarem à promoção social, através do coaching integral sistêmico”, declarou a defensora pública.

Semana

A palestra em Lajeado integra a programação da Semana da Defensoria, alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, datas celebradas anualmente em 19 de maio. A maioria das atividades já previstas é exclusivamente sobre direitos das mulheres, atendendo ao tema da campanha nacional “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, realizada pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).


keyboard_arrow_up