edit Editar esse Conteúdo

Detentas e agentes prisionais participam de processo de coaching com apoio da DPE-TO

Publicado em 14/05/2019 14:56
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Foco foi empoderamento, autoconfiança e autoestima, ministrado pelo master coach Jamir Luz - Foto: Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO


As detentas e a agentes prisionais da Unidade Prisional Feminina de Palmas participaram de mais um dia de processo de coaching nesta segunda-feira, 13. Com apoio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) e Núcleo de Defesa do Preso (Nadep), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), as mulheres receberam mais uma atividade com foco no empoderamento, autoconfiança e autoestima, ministrado pelo master coach Jamir Luz.

A palestra desta segunda-feira, 13, trouxe como tema a Reprogramação de crenças, além de um teste rápido de autoconhecimento, quando as mulheres puderam identificar o seu perfil comportamental e aprender a potencializar os pontos fortes e a trabalhar internamente os pontos fracos. As palestras foram divididas em duas turmas, sendo uma com as reeducandas e outra com as agentes prisionais na sequência.

A defensora pública Carina Queiroz, coordenadora do NDDH, apontou que o evento mostra a possibilidade de mudança de mentalidade, mesmo para as mulheres encarceradas. “Isso faz com que elas se animem, impulsionem, transformem a mente para que, quando elas saírem da UPF, deixem as crenças do passado e tenham uma visão positiva de futuro e construir uma nova história. Para que elas possam sair dessa esfera da criminalidade para passarem à promoção social, através do coaching integral sistêmico”, declarou a defensora pública.

Com as agentes prisionais, houve uma primeira etapa da atividade em março. Para a defensora pública, foram perceptíveis as mudanças. “Algumas delas apresentaram ganhos extraordinários, com mudança de comportamento. Isso porque o processo de coaching não gera apenas uma motivação, mas uma transformação interna que leva a produzir novos resultados na vida de cada um”, complementou.

Semana

A palestra na Unidade Prisional Feminina integra a programação da Semana da Defensoria, alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, datas celebradas anualmente em 19 de maio. A maioria das atividades já previstas é exclusivamente sobre direitos das mulheres, atendendo ao tema da campanha nacional “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, realizada pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).



keyboard_arrow_up