edit Editar esse Conteúdo

Com Nudem e NDDH, Defensoria apoia Festival Internacional de Compositoras, em Palmas

Publicado em 30/10/2018 11:19
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
Com Nudem e NDDH, Defensoria apoia Festival Internacional de Compositoras, em Palmas - Foto: Autor não informado


Evento oferece três dias de programação com apresentações musicais e oficinas. Organização está recebendo doações para a realização da programação, que tem início nesta quarta-feira, 31

                                               

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), apoia o Festival Internacional de Compositoras (Sonora). O evento será realizado pela primeira vez e acontece nos dias 31 de outubro e 2 e 3 de novembro, no campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Espaço Cultural.

Serão três dias de programação gratuita com trabalhos de mulheres que foram selecionadas via edital público. A programação será totalmente gratuita, com pocket shows e feira livre. De acordo com a organização, o “Sonora” é um evento independente, realizado por uma rede de produtoras e compositoras ativistas que acreditam no poder de transformação da arte e cultura.

O Festival contará com a participação de nove compositoras locais, três de outros estados da região Norte e uma do Rio de Janeiro. Além das apresentações musicais, haverá oficinas culturais e um minicurso de noções básicas de áudio. A programação do Festival pode ser conferida na página do evento no Facebook, por meio do link https://www.facebook.com/sonorafestivalbrasil/.

Em Palmas, o evento não possui nenhum apoio financeiro, por isso, a organização está com uma campanha de arrecadação de fundos para remunerar os gastos com produção que serão posteriormente divulgados nas redes do evento. Interessados em contribuir para o “Sonora” podem fazer a doação diretamente para o número de conta da produtora Lorena Barros (dados: Banco do Brasil / Agência: 1886-4 / Conta Poupança: 43-235-0 / variação 51). A organização enfatiza que todos os gastos deste fundo serão divulgados pela produção, posteriormente.

Festival
O Festival Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto da divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. Teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini de Belo Horizonte (MG) para romper com o imaginário de que existem poucas compositoras mulheres que criam na música.

Hoje, o “Sonora” é uma grande rede de mulheres compositoras e produtoras culturais ativistas espalhadas pelo mundo. Em 2016, esteve em 6 países e 21 cidades. Em 2017, alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na sua terceira edição o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, se tornando o maior festival de mulheres do mundo.


Programação
(fonte: Organização Sonora)

Quando: 2 de novembro (show)
horas: a partir das 16h
Onde: Espaço Cultural de Palmas
Entrada: gratuita
Apresentações:
    Laila Cavalcante – TO
    Jaqueei – TO
    Mãeria - TO
    Fernanda Texeira - RO
    Gil Doliath – TO
    Patrícia Oliveira – TO
    Raia
    Lua Bogo – TO
    Ellen Poesia - AM
    Barbarella
    Brenda Zeni - AP
    Luiza Boê– RJ


keyboard_arrow_up