edit Editar esse Conteúdo

Em Barrolândia, “Defensores da Cidadania” realiza palestra sobre direitos humanos

Publicado em 25/10/2018 11:11
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Palestra reuniu cerca de 30 profissionais que atuam no atendimento a crianças da primeira infância de Barrolândia - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto Defensores da Cidadania, esteve em Barrolândia, município localizado a 105 km de Palmas, onde realizou a palestra “O que são os Direitos Humanos”. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 24, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade, para cerca de 30 profissionais que atuam junto a crianças que vivem a primeira infância, sendo eles conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos e servidores da educação e da saúde.

A palestra fez parte do calendário de ações do Comitê Gestor dos Direitos Humanos do programa Criança Feliz. Coordenadora do Programa em Barrolândia e mediadora na solicitação da palestra junto à DPE-TO, Helena Lacerda explicou o que a motivou a estabelecer esta parceria. “A nossa intenção, com o pedido da vinda da Defensoria até aqui, foi ressaltar para este grupo de profissionais a importância de cada um buscar mais conhecimento sobre os Direitos Humanos, assim como de valorizar estes direitos, promovendo a garantia deles para todos, principalmente a partir da fase mais tenra que vivemos, que é a primeira infância”, destacou.

Servidora da Apae de Barrolândia, Rhana Lage acredita que os conteúdos passados durante o evento aguçaram o senso cidadão dos presentes: “A palestra foi muito enriquecedora para nos despertar a responsabilidade social que temos com os outros, principalmente com as crianças, com os vulneráveis. A Defensoria está de parabéns pelo projeto e o ideal é que toda a comunidade, em geral, pudesse passar por esta experiência, aprendendo mais sobre os próprios direitos e como assegurá-los”.

Multiplicadores
Responsável por ministrar a palestra na ocasião, a analista jurídica do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da DPE-TO, Liz Marina Regis Ribeiro, exaltou a importância social dos profissionais participantes. “Este público de hoje é importantíssimo, porque ele é composto por protagonistas das transformações sociais da comunidade em que vivem. Eles serão os multiplicadores das ideias, das noções de Direitos Humanos que a Defensoria passou por meio desta palestra, levando isto para todos que necessitarem”, afirmou Liz.

Ainda sobre os conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes de saúde, Liz Marina reforçou o papel deles na defesa da cidadania. “A responsabilidade social destas pessoas é imensa, porque são elas que vão fazer cumprir as orientações de Direitos Humanos e, principalmente, porque elas costumam ser as primeiras a serem acionadas em caso de alguma violação. Por isto, é fundamental todos estes profissionais saberem, de uma maneira mais abrangente, o que, de fato, são os Direitos Humanos; podendo, assim, atuar, mais efetivamente, como defensores da cidadania”, enfatizou a servidora da DPE-TO.

A palestra
Durante a apresentação, ocorre um resgate da evolução histórica dos Direitos Humanos, contextualizando, a partir do apontamento de fatos ocorridos ao longo do tempo, o surgimento destes direitos. Resumidamente, a proposta da palestra é evidenciar que os Direitos Humanos não se tratam de algo que foi criado de um dia para o outro, mas, sim, a partir da luta de muitos em prol da garantia dos mesmos.


keyboard_arrow_up