edit Editar esse Conteúdo

Defensores da Cidadania: DPE-TO realiza abertura da Semana da Diversidade de escola de Palmas

Publicado em 20/08/2018 10:56
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Nova edição do projeto "Defensores da Cidadania" levou o debate sobre os Direitos Humanos para o ambiente escolar - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto “Defensores da Cidadania”, de autoria do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), realizou a abertura oficial da Semana da Diversidade da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome. A atividade, ocorrida nos turnos matutino e vespertino, na última sexta-feira, 17, teve como tema a “Evolução Histórica dos Direitos Humanos” e contou com a participação de 145 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e docentes da unidade escolar, localizada no setor Bela Vista, região Sul de Palmas.

Esta ação do “Defensores da Cidadania” foi realizada pela analista jurídica do NDDH Liz Marina Regis Ribeiro, que atuou como palestrante e contou com o apoio da assistente do Núcleo Tatiana Dias Medeiros. Na ocasião representando o coordenador do NDDH, o defensor público Neuton Jardim dos Santos, Liz explicou a dinâmica da atividade.

“Nós procuramos discutir o tema de forma horizontal, de jovem para jovem, em linguagem acessível, provocando os estudantes a manifestarem opiniões e experiências que possuem dentro do que eles entendem como Direitos Humanos; fazendo-os perceber, no dia a dia, estes direitos ou a violação deles, para que possam, efetivamente, atuar como defensores da cidadania em suas comunidades”, disse Liz Marina.

Ainda de acordo com ela, esse trabalho é feito “a partir da pontuação de elementos históricos, para explicar que os direitos humanos são frutos de uma evolução histórica, que eles não surgiram de um dia para o outro, por uma inclinação política ou outra; eles são frutos de muita luta de pessoas que vieram antes de nós e que não se calaram perante injustiças cometidas”.

A maior meta do “Defensores da Cidadania” é formar multiplicadores:  “O nosso objetivo é trazer a discussão dos direitos humanos para o ambiente escolar, onde trabalhamos com criança, adolescentes e jovens, que são as pessoas que, acreditamos, serão responsáveis pelas futuras transformações na sociedade. Por isto, trabalhamos o tema de forma horizontal, em um bate-papo aberto, uma roda de conversa, sempre procurando cativar e emponderar os alunos, que vão passar a ser multiplicadores dos conteúdos que aprenderam, tanto nas próprias famílias quanto nas comunidades em que vivem. Assim, eles se tornam senhores dos próprios direitos e efetivos ‘Defensores da Cidadania’ nos ambientes em que ocupam”, destacou a servidora.

Reconhecendo líderes

Diretor da unidade escolar, Odenilson Pereira de Sousa também acredita que, nesta fase da vida, os estudantes já devem ser preparados para se posicionarem e pensarem como líderes: “Discutir direitos humanos com um público desta faixa etária é muito importante, porque, assim, nós trabalhamos a convivência social entre eles, o respeito que cada um deve ter ao jeito, à forma de viver dos outros. Até por isto, desde já nós já discutimos o quanto é válido termos um grêmio estudantil aqui, de reconhecermos e elegermos líderes das salas que possam acompanhar este tipo de inter-relacionamento entre todas as turmas e apontar qualquer falta de atendimento aos direitos dos alunos que possam acontecer ocasionalmente, como em casos de bullying, que é uma violação”, explicou o docente.

Também segundo o diretor, a DPE-TO tem se mostrado uma grande parceira da unidade escolar que ele administra. “Com uma palestra como esta, os alunos ficaram mais a par do que devem cobrar da sociedade e nos cobrar; se tornam mais conscientes. Por isto, agradecemos a Defensoria, que sempre esteve aqui quando precisamos dela”, destacou o educador.

A Semana da Diversidade na Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome é aberta à comunidade local e acontece desta segunda-feira, 20, até a próxima sexta-feira, 24, nos turnos matutino e vespertino.

Como participar

Qualquer escola pode solicitar uma edição do Projeto. Para isso, é necessário que o representante da unidade escolar faça contato com o NDDH e solicite agendamento da ação.

O Núcleo está preparado para prestar apoio logístico e elaborar roteiros com a adequação da metodologia adequada a cada público-alvo nas ações demandadas. O telefone de contato é (63) 3218-6953.


keyboard_arrow_up