edit Editar esse Conteúdo

Nuamac Palmas defende debate técnico sobre problemas na Praia das Arnos e Bertaville

Publicado em 26/10/2018 08:43
Autor(a): Walber Cardoso / estagiário, sob supervisão de Cléo Oliveira - Ascom DPE-TO
Letícia Amorim representou a Defensoria em reunião realizada na Câmara Municipal de Palmas - Foto: Cleober Taquara / Câmara de Palmas - Divulgação


Representada pela coordenadora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, defensora pública Letícia Amorim, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nesta quarta-feira, 24, de reunião da Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura da Câmara Municipal da Capital. A reunião foi realizada no plenário da Câmara e presidida pelo presidente da Comissão, vereador Tiago Andrino.

Na pauta, a contaminação nas águas da Praia das Arnos, o mau cheiro vindo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no setor Bertaville, região Sul da Capital, bem como tratativas da prestação de serviço da empresa BRK Ambiental.

Letícia Amorim representou a DPE-TO com o objetivo de buscar soluções os problemas relatados por moradores do setor Bertaville e pelos frequentadores e comerciantes da Praia das Arnos que participaram da reunião. “Esta demanda que envolve os assuntos colocados na reunião chegou às portas da DPE-TO em idos de 2015. Desde então, estamos batalhando junto com a BRK pra poder escutar os reclamos da sociedade a fim de propor uma solução de fato efetiva para este problema,” afirmou a Defensora Pública.  

Ainda segundo a Letícia Amorim, as repostas da BRK sobre os problemas apresentados se mostram evasivas, o que ocasiona a demandas judiciais, dentre elas, o caso específico das reclamações no setor Bertaville.

A Coordenadora do Nuamac Palmas propôs trazer aos debates, parcerias com as Instituições de Ensino, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Faculdade Católica do Tocantins, dentre outras. “A presença das Instituições de Ensino contribuirá com todo aparato tecnológico, de pesquisa, laboratorial para nos dar um diagnóstico isento. Afinal, a pesquisa e a extensão são ligadas às Universidades, assim podemos ter resultados positivos”, argumentou Letícia Amorim, afirmando que a Instituição está sempre aberta ao diálogo e anseios da população.


keyboard_arrow_up