edit Editar esse Conteúdo

Corregedoria Geral dá início às correições ordinárias na Defensoria Pública em Palmas

Publicado em 22/10/2018 14:51
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
A corregedora da DPE-TO, Irisneide Ferreira, na abertura das correições, em Palmas - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO


As correições ordinárias da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) foram abertas em Palmas nesta segunda-feira, 22. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Instituição e contou com a participação de membros, servidores, estagiários da DPE-TO e, ainda, de representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e Judiciário.

A corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira, ressaltou a missão institucional essencial da Defensoria, que é assegurar o acesso à justiça integral e gratuita com atendimento humanizado de qualidade, acrescentando ainda que o propósito da Corregedoria é ser referência no âmbito nacional como instituição de excelência. Ela lembrou que as correições ordinárias são essenciais para o cumprimento deste processo. “O momento é de trocar experiências, de trazer aos servidores e membros a orientação em relação ao trabalho, tendo como missão principal orientar e prevenir”, destacou a Corregedora.

A diretora regional da DPE-TO em substituição, defensora pública Fabiana Razera, desejou sucesso à equipe da Corregedoria Geral e falou sobre a importância de usar as Correições para trabalhar melhorias para a instituição. “Que essa correição não sirva apenas para procurar erros e tentar punir culpados, mas para procurar erros para que a gente possa corrigi-los e prestar um serviço de excelência”, disse a defensora pública.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (TO), Fabrício Dias, elogiou o trabalho já desenvolvido pela Corregedoria. “É uma iniciativa bastante louvável, uma visão de fazer as correições não no sentir de punir, mas sim de orientar. A Corregedora está sempre aberta ao diálogo e tem trazido ideias excelentes, que estão sendo modelo para todo País.”

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e presidente eleito do referido tribunal, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, representou o Judiciário na abertura. Já o MPE foi representado pelo promotor de justiça Pedro Evandro Vicente.

Durante a abertura das correições em Palmas, a Corregedora-Geral apresentou aos membros e servidores a campanha “Cortesia gera Cortesia”, que foca o atendimento humanizado e o relacionamento pessoal entre membros e servidores. “A intenção é transformar o nosso ambiente de trabalho mais humano e gentil”, concluiu.  (para saber mais sobre o projeto Cortesia Gera Cortesia, clique aqui).

Correições
Os trabalhos correicionais em Palmas acontecem até o próximo dia 9, em datas e horários de expediente. Nas correições são colhidas informações dos assistidos, agentes políticos e população local, a fim de obter melhoria das funcionalidades tanto do público interno, quanto dos assistidos da DPE-TO.

No decorrer das atividades, a Corregedora-Geral da DPE-TO e equipe da Corregedoria estarão disponíveis para prestar esclarecimentos, orientações e, ainda, coletar dúvidas e possíveis dificuldades de defensores públicos e servidores da Instituição a respeito do desempenho dos trabalhos realizados aos assistidos, com intuito de proporcionar futuras recomendações.

De acordo com Irisneide Ferreira, os trabalhos executados durante as correições servem para prestar esclarecimentos, orientações e, ainda, coletar dúvidas e possíveis dificuldades do público interno, a respeito do desempenho dos trabalhos realizados aos assistidos, com intuito de proporcionar futuras recomendações.


keyboard_arrow_up