edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública promove diversão com foco na educação

Publicado em 10/10/2016 16:25
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública promove diversão com foco na educação - Foto: Clédiston Ancelmo

Brinquedos, música, contação de histórias, fantoches, pintura facial, mágica, doce, lanches, brincadeiras e muita animação. O mês da criança na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins está bastante animado. A programação começou na sexta-feira, 7, com o projeto “Fazendo arte – Faça um Criança Sorrir”, e segue até o final do mês com atividades lúdicas nas brinquedotecas de norte a sul do Estado, ação social com doação de brinquedos em Palmas e Gurupi e muito mais.

A programação de abertura recebeu cerca de 200 crianças para uma tarde de muita animação. Além da diversão com contação de histórias, músicas e doação de brinquedos, as atividades também instigaram à reflexão e educação quanto à prevenção e combate ao abuso infantil. “Tentamos levar a mensagem sobre os perigos do abuso infantil de forma leve, onde eles assimilassem com a linguagem deles e reproduzissem depois para os amigos”, conta a defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do Nudeca – Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente, da DPE-TO.

Dentro deste contexto, o Coral Canto Nobre interpretou a canção “O Seu Corpo é um Tesourinho”, que fala sobre a importância das crianças denunciarem qualquer tipo de abuso. Além disso, a contadora de história Tia Rose apresentou um filme educativo aos participantes com foco no mesmo assunto. “Eu gostei muito, dancei, comi muita pipoca, cantei. Me cansei bastante, mas fiquei bem feliz”, descreveu a estudante Lara Souza, de 9 anos, que participou da programação.

A programação foi voltada para os filhos dos Assistidos da DPE-TO e os pais também aprovaram as atividades. “Os meus dois filhos estavam bastante ansiosos, principalmente quando falaram que haveria doação de brinquedos, acordaram cedo esperando a hora de vir para a Defensoria Pública”, comemorou a dona de casa Maria Gonçalves, que acompanhou toda a programação com os filhos.

Brinquedotecas

As brinquedotecas de Norte a Sul do Estado estarão especialmente decoradas para receber as crianças durante toda a semana com atividades lúdicas. Serão oferecidas oficina de pintura, contação de histórias, apresentações artísticas, cinema e muitas brincadeiras, através do projeto “Fazendo arte – Faça um Criança Sorrir”. O público alvo é formado por filhos de Assistidos e crianças do Abrigos Raio de Sol e Creche Sementinhas do Amor. “Queremos proporcionar aos pequenos assistidos momentos de muita alegria e aprendizagem para contribuir com o desenvolvimento de diversas habilidades, além de fazer as crianças sorrirem”, define a gerente do projeto, Franceli Cavalcante. Além disso, haverá doação de brinquedos para os filhos dos Assistidos, que foram arrecadados por Servidores da Instituição.

Adote uma criança

A doação de brinquedos será possível graças ao projeto “Adote uma Criança”, realizado pelo Nudeca e equipe da brinquedoteca, nele a arrecadação de brinquedos é feita dentre os Servidores da Instituição e estudantes da Universidade Federal do Tocantins e Faculdade Católica do Tocantins para entregar às crianças filhos de Assistidos e em bairros carentes da Capital. Neste ano, serão beneficiadas as crianças do Instituto Restauração e Paz na Vila União, com ação no dia 8 de outubro; e no abrigo São Vicente de Paula no Setor Taquari e na Apae de Palmas, dia 11 de outubro.

As regionais do interior do Estado também contarão com atividades lúdicas nas atividades até o final de mês e em algumas unidades a doação de brinquedos. É o caso da diretoria regional de Gurupi, a unidade está arrecadando brinquedos para doações, até o dia 11 de outubro, na sede da Defensoria Pública em Gurupi. Os brinquedos serão doados para a Casa de Passagem de Gurupi.

keyboard_arrow_up