edit Editar esse Conteúdo

Mais que agenda: kit institucional da Defensoria também é instrumento de reconexão

Publicado em 18/01/2021 09:58
Autor(a): Comunicação DPE-TO
A reconexão é abordada no Kit institucional 2021 - Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO


Não é só uma agenda e um calendário de mesa. O kit institucional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) também é um instrumento de conexão de membros e servidores com a Instituição.

O conceito de um material gráfico para uso pessoal, com caráter institucional e, ao mesmo tempo, que demonstre atenção especial a quem o utiliza, é o diferencial da agenda e do calendário 2021 oferecidos pela Defensoria.

Para que seja ainda mais prático e interessante, o Kit traz, na agenda, algumas novidades para melhor organização profissional e pessoal. E em todo o material há diversas sugestões, que podem ser compreendidas como oportunidades, para reconexão pessoal. 

As principais novas abordagens são:

- autocuidado e autoconhecimento
para cada mês de 2021 a agenda traz em evidência uma proposta de reconexão. São oportunidades sugeridas para que a pessoa possa se olhar e olhar à sua volta em momentos únicos com ela mesma, ao longo de todo o ano. É a primeira vez que a Defensoria, por meio do Kit institucional, faz um convite para momentos de autoconhecimento e autocuidado, fortalecendo a atenção e o carinho com as pessoas que fazem a Defensoria Pública acontecer todos os dias!

- mais datas especiais
com um conteúdo que incentiva a vivência de momentos pessoais, a agenda traz a informação sobre datas que não são, necessariamente, comemorativas, nem ligadas ao temas da Instituição, mas podem motivar momentos especiais em família, com amigos ou na própria companhia. São datas como: "Dia dos Avós", "Dia do Sorvete", "Dia dos Solteiros", "Dia do Ciclista", entre outras especialmente selecionadas; 

- para personalizar
está disponível uma cartela de adesivos com temas variados para marcar compromissos, destacar uma data em especial, tornar uma página temática, dar uma identidade pessoal ao material, entre outras opções de uso que variam de acordo com a preferência e a criatividade de cada pessoa.


Entre os itens para uso mais prático, estão:

- lista de unidades por Diretoria Regional
as unidades da Defensoria Pública estão organizadas por Diretoria Regional em lista disponível nas páginas iniciais da agenda. Trata-se de uma informação complementar ao mapa, que já faz parte do projeto gráfico. A lista ajuda a identificar de forma mais objetiva quais unidades estão ligadas a quais diretorias;

- Marca-página funcional
a agenda agora tem um marca-página para que seja mais prático encontrar uma anotação específica ou abrir diretamente uma página previamente definida. Feito em tecido e em formato de fita, o marca-página é discreto, funcional e apesar de ser um acessório simples, faz a diferença de forma positiva para quem utiliza a agenda com frequência;

A concepção do Kit
"Reconecte-se" é o tema principal do Kit institucional, um chamado a ser compartilhado em mais essa jornada. A identidade visual foi escolhida por meio de votação com a participação de membros e servidores, algo até então inédito na DPE-TO. 

A reconexão é apresentada a fim de estabelecer ligação entre as pessoas e também com elas próprias, que querem e/ou precisam se redescobrir desde os impactos causados pelo distanciamento social.

Para a composição da capa, foram utilizados elementos humanos em destaque, sendo o toque de mãos especialmente centralizado na imagem para destacar a reconexão.

Todo o projeto gráfico da agenda e do calendário segue a linha de estilo presente na capa do Kit, com ilustrações de traço leve perfeitamente equilibradas com o uso de cores vibrantes. 

O Kit institucional foi criado pelo setor de Comunicação da Defensoria Pública, em consonância com a Administração Superior. 

O conceito, identidade e textos são de Cléo Oliveira e Patrícia Ströher. A apresentação visual, projeto gráfico e ilustrações são de Vinícius Sá. 



keyboard_arrow_up