edit Editar esse Conteúdo

Comunicação da DPE-TO marca presença no Conbrascom com debates e troca de experiências

Publicado em 03/06/2019 09:43
Autor(a): Ascom DPE-TO
Rose Dayanne representou as Defensorias Públicas na plenária final do Conbrascom 2019 - Foto: Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO


O trabalho de comunicação interna realizado em conjunto pelas equipes do setor de Gestão de Pessoas e de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) despertou interesse durante edição do XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). O Encontro é realizado em São Paulo durante os dias 29, 30 e 31 de maio.

A chefe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO, a jornalista Cléo Oliveira, e a analista em gestão especializada - Jornalismo da Defensoria, Rose Dayanne Santana, representaram a Instituição no encontro que reúne profissionais de diversos Estados do País.

A atuação conjunta entre Gestão de Pessoas e Comunicação foi apresentada por Cléo Oliveira no momento de participações relacionadas à palestra da jornalista e professora Vania Bueno. A iniciativa da DPE-TO foi elogiada sendo que representantes do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo demonstraram interesse em conhecer mais sobre a experiência.

Na palestra, Vania destacou a importância das organizações se comunicarem de forma humanizada a fim de que a mensagem seja recebida de forma clara e com resultados. Ela também sugeriu aos participantes uma atuação próxima entre Comunicação e Gestão de Pessoas.

Outra experiência do Tocantins que ganhou destaque é o serviço "Expresso DPE" - que distribui informação e conteúdo, via WhatsApp, para membros, servidores, estagiários e voluntários na Instituição.

A apresentação do Expresso foi feita durante reunião setorial entre Defensorias, na manhã desta sexta-feira, 31. Participaram profissionais de Comunicação das DPEs do Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul, e da Associação de Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adeperj).

A equipe da DPE-RO se interessou pela proposta do Expresso e disse que pretende implantar na Instituição a fim de otimizar a comunicação interna.

A participação da Defensoria Pública nas redes sociais também foi elogiada durante a reunião.

Plenária final
Rose Dayanne representou as Defensorias Públicas na apresentação de demandas, durante a plenária do Congresso. As demandas foram definidas na reunião setorial. Entre as sugestões está a de que as reuniões setoriais sejam feitas no início do Conbrascom a fim de otimizar a  integração e a aproximação de profissionais de órgãos semelhantes, como os diversos participantes de Defensorias.

Outra proposta apresentada é a inclusão de oficinas na programação, o que pode contribuir ainda mais com a qualidade técnica do Congresso. 

Na plenária, ficou definido que a próxima edição do Conbrascom será realizada no Rio de Janeiro (RJ) sendo a DPE-RJ a anfitriã. O evento será nos dias 17,18 e 19 de junho do próximo ano. 

Conbrascom
O XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça teve como tema: "Inovação, Criatividade e Diversidade em Comunicação Pública". A realização é do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).

A programação reúne palestras com temas diversos relacionados à comunicação. Além da DPE-TO, participaram representantes das Defensorias Públicas do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás e Minas Gerais.


keyboard_arrow_up