edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública prestigia inauguração do NPD, o Núcleo de Produção Digital da UFT

Publicado em 06/09/2018 12:27
Autor(a): Walber Cardoso / estagiário, sob supervisão de Cléo Oliveira - Ascom DPE-TO
Solenidade realizada na UFT reuniu membros do Conselho Gestor do Núcleo - Foto: Walber Cardoso / estagiário DPE-TO


Representando a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Instituição, André Araujo, prestigiou a solenidade de inauguração do Núcleo de Produção Digital (NPD) Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Uma das ações do Núcleo é realizar intercâmbio entre Instituições públicas e privadas nas diversas regiões do Estado, com o poder público nas esferas municipal, estadual e federal para viabilizar produções audiovisuais que abordem temas pertinentes à população.

Por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e Ascom, a Defensoria Pública tem um projeto em desenvolvimento em parceria com o Núcleo de Produção Digital da UFT: “O NPD é um núcleo que serve à população e à comunidade, e a Defensoria Pública, junto à UFT, tem um projeto de documentário que fala sobre o direito à moradia”, disse André, acrescentando: “A ideia é que esse projeto contribua na produção de um conteúdo audiovisual abordando um tema sensível à população carente. É uma parceria que esta iniciando, mas espero que os frutos surjam logo”.

Reuniões já foram realizadas na sede da DPE-TO, em Palmas, com a participação do coordenador do NDDH, defensor público Neuton Jardim, de André Araújo, e do urbanista e professor da UFT João Aparecido Bazolli, acerca do documentário que será produzido.

O Núcleo

Conforme informações divulgadas pela UFT, o NDP “é vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e será gerido por um Comitê Gestor (...)”, cabendo a esse colegiado as deliberações. 

A solenidade de inauguração foi realizada na terça-feira, 4, e contou com a participação do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Frederico Mascarenhas, da vice-reitora da UFT, Ana Lucia de Medeiros, da pró-reitora da Proex, Maria Santana, entre outros membros da Universidade, representantes de entidades e instituições convidadas e comunidade acadêmica.


keyboard_arrow_up