edit Editar esse Conteúdo

Defcom: Cassiano Rolim aborda a entrevista e o processo de reportagem para TV

Publicado em 02/03/2018 18:46
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE
"O processo da reportagem e como se comunicar com o telespectador" foi o tema da palestra do jornalista Cassiano Rolim - Foto: Loise Maria / Ascom DPE

Repórter do Núcleo Globo e apresentador do Jornal Anhanguera 2ª edição, da TV Anhanguera Tocantins, o jornalista Cassiano Rolim integrou, nesta sexta-feira, 2, o grupo de palestrantes do I Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação e falou sobre o tema “Entrevista para TV: o processo da reportagem e como se comunicar com o telespectador”.

O jornalista falou sobre as pautas e os desafios de uma cobertura jornalística. “Em busca da notícia, a gente passa perigo, coloca o pé na lama e até recebe ameaças”, disse ele, ao contar situações divertidas e também de risco que já vivenciou na atividade profissional.  

O jornalista falou sobre o fluxo de trabalho de uma produção de telejornal e apontou as melhores maneiras de transformar uma história em matérias que podem render para rede nacional, além de mostrar notícias da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) que já renderam espaço em telejornais nacionais, como o Bom Dia Brasil e Jornal Nacional.

A um público atento, Cassiano falou sobre a importância do relacionamento respeitoso e ético entre fontes e jornalistas, deu dicas sobre como se portar diante de uma entrevista e defendeu a importância do jornalismo como ferramenta de cidadania.

A palestra foi mediada pelo defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, que abordou temas e também dúvidas gerais a respeito de valorização e relevância da notícia, acesso à informação e edição de conteúdos, dentre outros temas. A participação de quem assistiu à palestra, como outros defensores públicos e servidores da DPE, enriqueceram os debates.

O Defcom é realizado pela Defensoria, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, e organizado pela Ascom. O tema central é “A dinâmica dos veículos de comunicação”. A programação inclui palestras e rodas de conversa, além de uma abordagem especial à linguagem inclusiva na comunicação. (Colaborou Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO)


Conheça o palestrante

Cassiano Rolim é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vencedor de prêmios regionais de reportagem com o tema dos direitos humanos (TRT-GO 2013 e MPE-TO 2016) e finalista de prêmio nacional de reportagem sobre meio ambiente (SOS Mata Atlântica 2006). Atualmente é repórter do Núcleo Globo e apresentador do Jornal Anhanguera 2ª edição, da TV Anhanguera Tocantins.

keyboard_arrow_up